Notícias

Voltar Lives vão apresentar soluções tecnológicas para aprimorar a execução nos processos trabalhistas

As lives fazem parte de uma das ações focada no público interno durante a Semana Nacional da Execução Trabalhista 2023, que começa na próxima segunda (18).

O objetivo é ampliar as técnicas e o conhecimento de magistrados (as) e servidores (as) para garantir a efetividade das decisões judiciais. (descrição da imagem no final da matéria)

O objetivo é ampliar as técnicas e o conhecimento de magistrados (as) e servidores (as) para garantir a efetividade das decisões judiciais. (descrição da imagem no final da matéria)

15/9/2023 - A Semana Nacional da Execução Trabalhista 2023 começa na próxima segunda-feira (18). De 18 a 22 de setembro, milhares de magistrados (as) e servidores (as) do país inteiro estão focados em solucionar o maior número de processos que estão na fase de execução.

Com objetivo de ampliar as técnicas e o conhecimento de magistrados (as) e servidores (as) para garantir a efetividade das decisões judiciais, a Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET) da Justiça do Trabalho irá promover, durante a semana, duas lives para apresentar soluções tecnológicas que facilitam e automatizam a análise de dados execução nos processos trabalhistas. 

As transmissões serão realizadas na segunda-feira (18), às 15h; e quinta-feira, às 16h, no canal do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no YouTube. Confira os temas da lives:

Power BI e movimentação financeira

Uma solução inovadora desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa Patrimonial e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) permite a análise da movimentação financeira solicitada pelo Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA) por meio dos dashboards do Power BI. Com a ferramenta, há uma redução no tempo utilizado para analisar os relatórios gerados pelo SIMBA.

Criada para simplificar o tratamento dos relatórios do SIMBA, a ferramenta possibilita uma leitura ágil e intuitiva através de diversos dashboards (painéis visuais) coloridos, de modo a agilizar, simplificar e otimizar a análise dos dados de devedores. Também é possível analisar os dados de movimentação financeira dos investigados de diversas maneiras, através da ativação de filtros específicos, que permitem destacar o período de tempo desejado e/ou as pessoas físicas ou jurídicas que tiveram qualquer tipo de transação financeira com o investigado. 

Gostou da solução? Ative o lembrete e marque na agenda! A live será realizada na nesta segunda (18), às 15h.

Relatórios de Processos e Dívida Consolidada 

Já no TRT da 7ª (CE), Núcleo de Pesquisa Patrimonial e a equipe da Tecnologia da Informação do tribunal desenvolveram uma solução que, a partir dos dados do PJe e do PJe-Calc, geram relatório relatórios de processos e dívida consolidada por CNPJ ou CPF. 

A solução permite obter a relação atualizada de processos movidos contra uma determinada empresa ou pessoa física, trazendo diversas informações, como: vara do trabalho de origem, grau de jurisdição, fase processual, se teve acordo ou não, sentença ou se ainda não foi julgado. A ferramenta também indica os advogados ou as advogadas atuantes, além de informações sobre o último cálculo atualizado, como data do cálculo, crédito trabalhista, crédito previdenciário e fiscal, custas, honorários advocatícios, dentre outros.    

Desse modo, é possível obter um diagnóstico completo e atualizado acerca de todos os processos em face de um mesmo devedor ou devedora. Isso possibilita o melhor direcionamento e gestão da atuação jurisdicional, seja das varas do trabalho ou tribunais, bem como as unidades de assessoramento da atividade jurisdicional, como os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc) e os Núcleos de Pesquisa Patrimonial.

Para saber mais sobre essa solução, reserve na sua agenda a próxima quinta-feira (21), às 16h. Ative o lembrete no vídeo abaixo!

Semana Nacional 2023

O evento será realizado em todo o país e tem como principal meta a solução de processos que estão na fase de execução (ações em que não há mais possibilidade de recurso e aguardam o pagamento do que foi definido em juízo). A semana temática é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). 

Na edição deste ano, o slogan é “Processos são vidas - A Justiça além dos números". A identidade visual usa elementos gráficos mesclando imagens humanas e números para passar uma ideia de que os milhões de processos que tramitam todos os anos na Justiça do Trabalho representam pessoas e que, a efetividade da decisão judicial, impacta vidas direta e indiretamente.

(Secom/TST)

Descrição da imagem destaque: Fundo branco com uma coluna azul do lado esquerdo e a imagem de uma mulher negra sorrindo em forma de marca d'água em um tom de azul da identidade visual da campanha. Em letras azul e preta está escrito acima "Processos são vidas!". Mais abaixo está escrito "Semana Nacional da Execução Trabalhista - A Justiça além dos números - 13ª edição - de 18 a 22 de setembro". Ao lado do nome da semana está um retângulo com o numeral "1 milhão" acompanha do símbolo da adição (+). Um dos zeros é formado por um 

Rodapé Responsável DCCSJT