Notícias

Voltar Abertas as inscrições para a palestra Sala de Aula Invertida

 

Inverter o modelo de ensino tradicional é a proposta da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom, em inglês), cujo objetivo é colocar o estudante como ator principal do processo de aprendizagem, o que pode gerar ganhos até 74% maiores no rendimento dos alunos

As inscrições para a palestra “Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)” tiveram início nesta segunda-feira (12) e se estendem até a próxima sexta-feira (16). O evento, que tem como público-alvo os servidores da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, será realizado no próximo dia 20 de março, das 13h às 14h30, e está limitado a 50 vagas. A palestra faz parte da Formação de Formadores contida no Plano Anual de Capacitação da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, proposto pelo Núcleo de Educação Corporativa do CSJT. O palestrante será José Erigleidson da Silva, servidor da Justiça do Trabalho e Diretor da Coordenadoria de Gestão e Criação de Conteúdos Digitais no Ensino a Distância do TRT da 2ª Região.

A sala de aula invertida é tida como uma das principais estratégias para estruturação e disponibilização das soluções de aprendizagem, uma vez que possibilita transformar a sala de aula tradicional em um ambiente interativo e centrado no aluno. A proposta é que a lição de casa seja feita em sala e a aula seja dada em casa, por meio de vídeos acessados via internet. O resultado é a liberação do tempo de sala para a aplicação de metodologias ativas, capazes de engajar os alunos no conteúdo e melhor utilizar o tempo e conhecimento do professor.

Uma pesquisa na Universidade de Harvard revelou que alunos inscritos em aulas invertidas obtiveram ganhos de 49 a 74% na aprendizagem em relação aos inscritos em aulas tradicionais. A palestra vai mostrar os pilares dessa abordagem, suas melhores práticas, bem como proporá uma reflexão sobre sua aplicabilidade no âmbito da formação judiciária.

José Erigleidson da Silva, responsável pela palestra, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura; mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital; além de professor de Novas Tecnologias na Educação em cursos de pós-graduação da PUC-SP. As inscrições são feitas por meio do endereço ead@csjt.jus.br e é necessário computador conectado à internet, caixa de som ou fone de ouvido para participar da palestra. Ao final do evento, serão fornecidos certificados de participação pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Palestra Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)
- Data: 20/03/2018.
- Horário: das 13h00 às 14h30.
- Palestrante: José Erigleidson da Silva.
- Público-alvo: servidores da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.
- Acesso: será pelo Breeze. O link de acesso será disponibilizado com a confirmação de inscrição na palestra.
- Recursos necessários: computador conectado à internet, caixa de som ou fone de ouvido.
- Inscrição por e-mail: ead@csjt.jus.br
- Período de inscrição: de 14 a 16 de março de 2018.
- Vagas limitadas a 50 participantes.

(Rodrigo Tunholi, com informações do Núcleo de Educação Corporativa/CSJT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 

Rodapé Responsável DCCSJT