Notícias

Voltar Novo espaço do Centro de Memória da Justiça do Trabalho é inaugurado em Goiás

Um acordo de cooperação técnica firmado entre o TST, o CSJT e o TRT-18 (GO) proporcionou a inauguração do espaço no Complexo Trabalhista de Goiânia.

Novo espaço do Centro de Memória do TRT da 18ª Região. (Foto: TRT-18)

Novo espaço do Centro de Memória do TRT da 18ª Região. (Foto: TRT-18)

30/11/2022 - O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) inaugurou um novo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO). Estruturado a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o TRT-18 (GO), o espaço foi inaugurado, no início do mês, no Complexo Trabalhista de Goiânia. 

No novo espaço, os visitantes encontrarão novidades tanto no interior quanto no exterior, como a linha do tempo, que traz a história da Justiça do Trabalho de 1941 a 2022, três totens interativos, que retratam momentos e eventos marcantes da história do tribunal, a galeria das desembargadoras e desembargadores, o painel dos (as) magistrados (as) e servidores (as), além de processos históricos antigos.

O presidente do TRT-18 (GO), desembargador Daniel Viana Júnior, afirmou que fez questão de dar continuidade ao projeto de expansão do Centro de Memória, instituído originalmente no ano 2000. “Cuidar do passado não é viver de nostalgia. É, antes de tudo, preservar o futuro”. Ele também ressaltou a importância do acordo de cooperação técnica firmado entre o TRT, o TST e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho que, além do aporte financeiro, proporcionou projeto mobiliário arquitetônico que tornou possível realizar o “sonho de transformar o antigo memorial que tínhamos nesse lindo espaço que inauguramos hoje”.

O projeto

Segundo o responsável pelo projeto arquitetônico e museológico do Memorial, o arquiteto e analista judiciário do TST Leonardo de Freitas, a estrutura do Centro de Memória foi muito bem pensada, pois, parte do acervo, como objetos de trabalho, pessoais e vestimentas de personagens da Justiça do Trabalho goiana, foram acondicionados em expositores de acrílico que lembram cristais, em alusão à atividade mineradora de Goiás. “Provavelmente a primeira frente de trabalho no Estado”, explicou.

O desembargador Elvecio Moura dos Santos, coordenador da Comissão de Gestão da Memória do TRT da 18ª Região, destacou a história da Justiça do Trabalho no decorrer dos anos, juntamente com a evolução dos seus prédios na capital goiana, além de enaltecer a homenagem do TRT ao atribuir o nome do juiz Paulo Fleury da Silva e Souza ao Centro de Memória. O magistrado homenageado foi o presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia, logo após a regulamentação da Justiça do Trabalho em 1941.

“No Centro de Memória encontra-se preservada a história da Justiça do Trabalho em Goiás, contada por meio de documentos, artefatos e lembranças daqueles que protagonizaram a gloriosa trajetória desta justiça especializada”, ressaltou o desembargador.

Neto do juiz Paulo Fleury, que dá nome ao Centro de Memória, o desembargador João Amílcar Silva e Souza Pavan, do TRT-10 (DF/TO), falou sobre a importância de preservar e valorizar a memória da Justiça Trabalhista e agradeceu, em nome da família, pela homenagem ao avô. “Nas várias instâncias em que funcionou como magistrado, ele dignificou a Justiça do Trabalho goiana em foros da mais seleta composição”.

O coordenador de Gestão Documental e Memória do TST, Reginaldo Pereira de Matos, representou o órgão no evento. Ele participou do acordo de cooperação para a estruturação do memorial e elogiou a equipe envolvida nas reuniões para elaboração do projeto do novo espaço. “Com orgulho, a Justiça do Trabalho tem mais um importante espaço para conhecermos e refletirmos sobre o passado deste tribunal, seus magistrados e servidores, bem como dos trabalhadores e empregadores que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa e próspera neste Estado”. 

O CSJT foi representado pelo coordenador de Gestão Documental e Memória do órgão, o servidor Villermando Ribeiro dos Santos.

Com informações do TRT da 18ª Região (GO)

Rodapé Responsável DCCSJT