Advogados da Caixa participam de treinamento sobre o PJe-JT - CSJT2
26/11/2012 – Logo após a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e da Caixa Econômica Federal (CEF) para desenvolvimento de funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), ocorrida nesta segunda-feira (26/11), dezenas de advogados do banco participaram de treinamento sobre o sistema, ministrado pelo coordenador do comitê gestor do PJe-JT, desembargador Cláudio Brandão. O curso também foi transmitido ao vivo pela intranet da Caixa para integrantes da equipe jurídica do banco em milhares de agências espalhadas pelo Brasil.
Na abertura do treinamento, o desembargador Brandão reforçou a importância da parceria, que contará com força de trabalho da Caixa para desenvolvimento de novas funcionalidades. Outra atividade conjunta e essencial para o projeto é a emissão dos certificados digitais, que deve ser acelerada.
O magistrado lembrou que o PJe-JT, até o fim desta semana, estará em funcionamento em 149 Varas do Trabalho de todo o País. “É um projeto que se encontra em franca expansão e, por isso e para isso, essa parceria com a Caixa é tão importante”, afirmou.
O diretor jurídico da CEF, Jailton Zanon, acredita que todos têm a ganhar com a cooperação. “A Caixa é uma instituição com uma duplicidade de funções. Somos usuários do PJe e, de outro lado, temos a condição de depositário. Para a Caixa, poder estar aqui hoje reafirmando a sua condição de parceira do projeto é uma honra”, assinalou.
Para o diretor executivo de Pessoa Jurídica da CEF, Roberto Derziê de Sant’Anna, o engajamento das duas instituições beneficia toda a sociedade. “Significa mais segurança, mais agilidade e prestar um serviço digno para que todos tenham a garantia de que o processo será limpo e conduzido da maneira mais eficiente possível”, disse.
Ao comentar as parcerias firmadas com bancos oficiais, o juiz auxiliar da presidência do CSJT Alexandre Azevedo afirmou que a Caixa tem papel estratégico por ser a única a tratar da liberação do FGTs e da realização de depósito recursal junto ao fundo gestor. Também estiveram presentes na abertura do curso o secretário-geral do CSJT, Ricardo Lucena, e o presidente da Associação Nacional dos Advogados da CEF, Carlos Castro.
O treinamento foi programado para durar cerca de três horas. Foram apresentadas as principais funcionalidades existentes e esclarecidas dúvidas sobre os diferentes módulos do sistema. Os presentes puderam ainda fazer sugestões de aprimoramento. Membros da Advocacia Geral da União também participaram do curso.
(Patrícia Resende/CSJT)
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







