Notícias

Voltar Conciliando destaca série de reportagens especiais sobre a Semana Nacional da Conciliação

 
 
                         Baixe o Áudio
        
 
 

O programa Conciliando destaca uma série de reportagens especiais sobre os resultados da Semana Nacional de Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que ocorreu entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Além disso, traz as principais notícias das práticas de conciliação adotas pela Justiça do Trabalho.

Durante a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo CNJ, vários processos que tramitavam há anos foram solucionados e o Conciliando destaca várias reportagens especiais sobre esses casos. A primeira é do TRT da 5ª Região (TRT-BA) e fala sobre um processo que tramitava há 20 anos. Além disso, o TRT da 2ª Região (TRT-SP) teve uma média de 28% dos casos terminados em acordo e o Regional avalia a conciliação por lá em outra reportagem especial.

No Giro da Conciliação, o destaque foi um acordo de aproximadamente R$ 4 milhões firmado entre a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e trabalhadores. A conciliação aconteceu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Trabalhista de Brasília e beneficiou trabalhadores que reivindicavam o reenquadramento funcional ou pagamento de indenização por desvio de função.

Outra reportagem abordou o acordo que pôs fim à greve dos empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A proposta de acordo coletivo feita pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, foi aprovada em assembleia pela categoria. Os trabalhadores aceitaram a manutenção dos dois auxílios-alimentação extras e manutenção das cláusulas sociais e econômicas do acordo anterior, o que significa a continuação do vale-cultura, auxílio- creche e outros benefícios.

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando

(Júlia Autuori- Estagiária/ GR)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Rodapé Responsável DCCSJT