Notícias

Voltar Conciliar Também é Realizar Justiça, prêmio do TRT-PR, é destaque no Conciliando

 
 
                         Baixe o Áudio
        
 

O anúncio dos vencedores da edição 2017 do prêmio “Conciliar Também é Realizar Justiça” do Tribunal Regional da 9ª Região (TRT-PR) foi destaque no programa Conciliando desta semana. Criada em 2014, a premiação busca valorizar a cultura da conciliação e estimular a realização de acordos nas Varas Trabalhistas do Paraná.

O primeiro destaque do Giro da Conciliação foi o TRT da 12ª Região (TRT-SC), que evitou uma greve de trabalhadores de uma empresa de transporte de valores após homologar acordo entre patrões e empregados. Os envolvidos reivindicavam reajustes no vale-alimentação e no piso salarial. A Justiça do Trabalho já havia sido acionada pela categoria nos últimos dois anos para mediar negociações.

O programa “Concilia Sorocaba” do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do TRT da 15ª Região (TRT- Campinas/SP) também foi destaque no Giro. O “Concilia Sorocaba” começou no dia 2 de março e contou com palestras sobre mediação e conciliação, voltadas para advogados que militam na área trabalhista, empresários, presidentes de sindicatos patronais e de trabalhadores.

No quadro de entrevista, a advogada e sócia-diretora da Câmara de Mediação e Conciliação “Vamos Conciliar”, Perla Rocha, fala sobre o funcionamento das câmaras de conciliação e como elas têm desafogado a Justiça do Trabalho.

Será que o juiz é obrigado a homologar o acordo? Ouça no quadro Dica do Dia com o juiz do Trabalho Rogério Neiva.

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando

(Júlia Autuori- Estagiária/GR)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Rodapé Responsável DCCSJT