Notícias

Voltar Conheça um pouco mais sobre a memória da Justiça do Trabalho

 

31/03/2014 - Quem frequenta o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ainda não conhece seu Memorial, não imagina a riqueza que existe ali. Com uma fartura de conhecimento e curiosidades, o patrimônio existente no local pode levar o visitante a uma viagem na história da Justiça do Trabalho.

O Memorial, instituído em julho de 2000, está aberto para quem se interessar pela preservação da memória e história do Judiciário. O local recebe muitas visitas de estudantes de Direito, magistrados e servidores do próprio TST. 

O espaço cultural é formado por diversos documentos e processos históricos, mobiliários e medalhas da Ordem do Mérito Judiciário. Além disso, o local também abriga condecorações e selos comemorativos que foram ofertados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 

A Linha do Tempo, que destaca o marco histórico de cada ano, é uma das peças mais atrativas. O mapa contém não só informações relacionadas ao Poder Judiciário, mas também um apanhado geral dos acontecimentos no mundo de 1942 até 2012.

A responsável pelo Memorial do TST, Rosemary de Almeida, acredita na importância deste patrimônio para a sociedade. “A história da Justiça do Trabalho é a memória informacional da instituição, é um legado de conhecimento e cultura que faz um link com o presente para projetar o futuro da instituição”. Além de zelar pelo Memorial, Rosemary de Almeida trabalha com a montagem de exposições comemorativas relativas à memória da Justiça trabalhista.  

Para realizar uma visita guiada no Memorial, basta fazer um agendamento virtual neste link ou procurar a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória (CGEDM) pelo telefone 3043-4135. As visitas são sempre orientadas por servidores ou estagiários da área de História e Museologia que explicam sobre os documentos e objetos que compõem o espaço. 

Para conhecer o site do Memorial, clique aqui. 

Museu Imaginário

Outro projeto desenvolvido pela CGEDM é o Museu Imaginário da Justiça do Trabalho. Ele representa uma plataforma multicultural para abrigar, além do Memorial do TST, outros espaços dedicados à memória dos demais Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). O Museu Imaginário tem como alguns de seus objetivos difundir o patrimônio histórico-cultural da JT, assim como propor o compartilhamento de memórias em um ambiente voltado para a construção de novos saberes.

Para conhecer mais sobre o Museu Imaginário da Justiça clique aqui. 

 

Fonte: Ascom CSJT

Rodapé Responsável DCCSJT