Notícias

Voltar Conselho anuncia compartilhamento de ações de tecnologia com os TRTs

Foram anunciados a nacionalização de três ferramentas para aprimorar a jurisdição e um projeto para melhorar a velocidade de conexão de internet nos órgãos da Justiça do Trabalho.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST - Descrição da imagem no fim da matéria)

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST - Descrição da imagem no fim da matéria)

23/6/2023 - O secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), juiz Bráulio Gusmão, participou, nesta quinta-feira (22), da 5ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e anunciou ações de tecnologia que serão implementadas no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. O magistrado representou o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa.

Conectividade  e Nuvem

Segundo o secretário, está em andamento o projeto “Conectividade”, que tem a finalidade de fazer um levantamento para avaliar as necessidades de melhorias nas estruturas tecnológicas de velocidades das redes de internet nos TRTs. “Iremos apoiar os regionais  em tudo o que for necessário na resolução desta demanda, pois este é um assunto prioritário  para o pleno funcionamento dos nossos sistemas”,  explicou.

Outra ação importante será a migração das informações para o armazenamento na nuvem. Segundo ele, a medida deve começar pelos tribunais de pequeno porte e será feita de forma escalonada. “Este é um trabalho conjunto entre o CSJT e as áreas técnicas dos  tribunais regionais que irá nos ajudar em várias frentes”.

Ferramentas nacionalizada

Outra novidade citada pelo secretário-geral é a nacionalização para toda Justiça do Trabalho dos sistemas Plenário Eletrônico e Secretária Eletrônica. As soluções são utilizadas  nos gabinetes de ministras e ministros do Tribunal Superior do Trabalho e, em breve, serão disponibilizadas para todos os 24 TRTs. Atualmente, as ferramentas estão sendo testadas no TRT da 3ª Região (MG) para as possíveis adequações necessárias.

Outra solução que se tornará nacional é o programa Plataforma EXE-15,  desenvolvido pelo TRT da 15ª Região (Campinas/SP), que otimiza rotinas da fase de execução. Uma nova versão do programa foi instalada no TRT-15 e, em sequência, será realizado um trabalho em paralelo de instalação e treinamento para os demais tribunais.

Startups JT vencedoras

O secretário-geral do CSJT também anunciou as 12 iniciativas escolhidas pela comissão avaliadora do Programa Startups JT que serão implementadas nacionalmente em toda Justiça do Trabalho. As propostas, que estavam as 20 pré-selecionadas na fase de lapidação, são projetos de inovação idealizados e desenvolvidos pelo quadro interno da própria instituição e buscam gerar melhorias na rotina de trabalho para impulsionar a celeridade processual.

  1. Confira a iniciativas selecionadas:
  2. Pauta Inteligente
  3. e-Garimpo
  4. PJeCorrige
  5. Resumo Processual Automático | PJe Admissibilidade
  6. PANGEA-GAB
  7. Sentença Multimídia
  8. ON THE ROAD
  9. ADAIR
  10. Concilia JT
  11. Argos | Poupa Convênios
  12. JURISDATA SCIENCE

Saiba mais: Conheça as Startups selecionadas para serem implementadas nacionalmente na Justiça do Trabalho

(Andrea Magalhães/AJ)

Descrição da imagem: Foto tirada do fundo do auditório.  Na mesa, estão sentados três pessoas. Na ponta esquerda o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, (homem branco, de cabelo e barba grisalho, com terno preto, camisa branca e gravata vermelha), ao centro, a presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Carolina Zaina (mulher de cabelos castanho nos ombros, usando blazer preto, camisa estampada em azul e rosa), além do secretário-geral do Coleprecor, desembargador Fernando Rios Neto (homem branco, usando óculos e sem barba, além de um terno bege, camisa cinza e grava bege).  

Rodapé Responsável DCCSJT