Notícias

Voltar Programa Trabalho Seguro discute relações trabalhistas na sociobioeconomia na Câmara

O ministro Alberto Balazeiro participou de audiência pública promovida pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.

Ministro Alberto Balazeiro durante audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ministro Alberto Balazeiro durante audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

4/9/2023 - O coordenador nacional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro, participou, nesta segunda-feira (4), de audiência pública sobre “As relações trabalhistas relacionadas à sociobioeconomia” na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. A sociobioeconomia é o modelo de geração de riqueza que prioriza a preservação dos recursos naturais e leva em consideração a dignidade humana das populações envolvidas.

Segundo o ministro, há cada vez mais uma preocupação sobre o processo de produção, de modo que é preciso garantir que as trabalhadoras e os trabalhadores também tenham condições dignas e compatíveis com a preservação do meio ambiente. “Existem muitos debates relacionados aos trabalhos verdes que ainda não contemplam o que a proposta dessa comissão hoje apresenta, que é exatamente o desenho regulatório de formas de preservação de trabalho e de trabalho digno”.

Balazeiro ainda destacou que é essencial haver um olhar para o aspecto social da sustentabilidade quando se trata de sociobioeconomia de trabalhos verdes. Segundo ele, é preciso que, nesse debate, também se insira o pacto intergeracional de preservação do meio ambiente do trabalho, não apenas do meio ambiente como um todo. “Isso preserva os direitos sociais e a agenda de trabalho decente”. 

Sobre a audiência

A audiência foi idealizada com o objetivo de converter junho no mês da Virada Sustentável para o campo socioambiental, começando pelo Congresso Nacional, dado que, desde 1972, em 5 junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A audiência pública foi requerida  pelo presidente da Comissão, deputado Airton Faleiro (PT/PA), e contou com a participação de representantes de trabalhadores, de populações extrativistas, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Rodapé Responsável DCCSJT