Menu de Navegação

Notícias

null CSJT define política de gestão de segurança em processamento de dados

CSJT define política de gestão de segurança em processamento de dados


25/11/11 - Em sessão ordinária nesta sexta-feira (25/11), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) referendou, por unanimidade, o Ato nº 222/2011, que dispõe sobre a Política de Gestão de Segurança Física dos Centros de Processamento de Dados (CPDs) dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Dentre outras atribuições, a medida visa a promover a melhoria contínua da segurança física dos centros de processamento de dados dos TRTs, bem como definir o processo formal orientado ao gerenciamento de riscos, que devem ser identificados antes de iniciarem as atividades destinadas a melhorar os níveis de segurança da informação.

A partir de agora, os TRTs devem seguir os objetivos e diretrizes do ato aprovado e o primeiro passo deve ser adequar a estrutura física dos centros aos requisitos de segurança da informação relacionados à implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e à preservação dos dados de natureza administrativa e jurisdicional.

Uma das diretrizes que os TRTs deverão adotar é priorizar as ações de reforço da segurança física dos CPDs, considerando o grau de risco e tipos de ameaças existentes. Os Regionais vão ter que implementar, ainda, metodologias e ferramentas padronizadas para avaliar os riscos a que estão expostos os ativos, serviços e sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Como instrumento de gestão, os TRTs deverão elaborar, periodicamente, estudos técnicos com o objetivo de subsidiar o processo de melhoria contínua da gestão da segurança física dos Centros de Processamento de Dados.

(Noemia Colonna/CSJT)

Rodapé Responsável DCCSJT