Notícias

CSJT participa de seminário Brasil-Holanda de responsabilidade social

06/12/2012 – Nesta quarta-feira (05/12), representantes do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) coordenaram a 1ª Reunião Extraordinária do Fórum Governamental de Responsabilidade Social (FGRS) para realização do seminário Brasil-Holanda sobre responsabilidade social governamental. O evento ocorreu na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O seminário teve como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre o tema, aproveitando a vinda do presidente do ponto de contato da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) da Holanda, Franz Evers.

A reunião foi aberta pelo secretário-geral do CSJT, Ricardo Lucena, que destacou projetos do Conselho comprometidos com a responsabilidade social, como o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).  “Muito em breve, teremos uma Justiça do Trabalho sem papel. A implantação do processo eletrônico em todas as instâncias da Justiça do Trabalho pode gerar uma economia anual de duas mil toneladas de papel por ano, o que equivale à preservação de cerca de 50 mil árvores”, frisou. Ele também aproveitou para agradecer a participação do Fórum na elaboração do guia prático de contratações sustentáveis da Justiça do Trabalho.

Em seguida, o convidado holandês abordou a experiência de seu país na implementação de normas de responsabilidade social. Ele frisou que a conscientização sobre desenvolvimento sustentável deve ocorrer mediante o engajamento de três atores sociais: governo, empresários e sociedade em geral. O tema, segundo ele, não pode se concentrar apenas em meio ambiente, mas também deve abranger aspectos econômicos e o crescimento social. “Alcançando o equilíbrio entre esses três aspectos, vocês alcança o desenvolvimento sustentável”, disse.

Representantes de diversos órgãos brasileiros também apresentaram suas ações, como o Ministério do Meio Ambiente e o Inmetro. Ao final da reunião, foram discutidas ações que podem ser empreendidas de forma cooperada entre Brasil e Holanda.

O FGRS é coordenado pelo CSJT, Inmetro e Câmara dos Deputados e busca estimular o debate e promover a mobilização social e governamental para ações de responsabilidade social. Entre as atribuições do Fórum, estão apoiar e propor ações voltadas para a consciência de cidadania e a proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos, além de favorecer a troca de experiências e formação de parcerias. 

(Monique Goulart/CSJT)


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907