Notícias

Curso prepara servidores do TRT-DF/TO para implantação do Processo Administrativo Eletrônico

Curso prepara servidores do TRT-DF/TO para implantação do Processo Administrativo Eletrônico

14/03/2014 - Na terça-feira (12) teve início a série dos primeiros cursos de introdução ao SEI (Sistema Eletrônico de Informação). A Escola Judicial disponibilizou quatro turmas para preparar os servidores para a implantação do processo administrativo eletrônico no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-DF/TO),  a partir de 17 de março. O SEI é fruto da cooperação com Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. As idealizadoras do sistema são as instrutoras do curso, que teve mais duas turmas nesta quarta-feira (13), pela manhã e à tarde.

A presidente do TRT-DF/TO, desembargadora Elaine Vasconcelos, fez a abertura das aulas e afirmou que a implantação do SEI foi um sonho desde o início de sua gestão, que está sendo realizado agora. "Mudanças como essa na infraestrutura são muito benéficas à instituição, pois são mecanismos de dinamização. A tecnologia muda a história, faz mais céleres tantos os processos judiciais como os administrativos. A ferramenta eletrônica é o futuro, não adianta olharmos a vida pelo retrovisor. Já se falou que o PJe-JT é um processo sem volta, e embora tenha recebido críticas, os magistrados que o utilizam são ardentes defensores do novo sistema. Tenho certeza de que o mesmo ocorrerá com o SEI, para os processos administrativos”, concluiu.

As instrutoras do curso são Patrícia Valentina Garcia e Célia Regina Jardim, que trabalham com o SEI desde 2009. De maneira dinâmica e bem-humorada, as idealizadoras do sistema trataram os aspectos básicos da ferramenta, que foi toda pensada para facilitar a vida dos que tramitam quaisquer tipos de documentos administrativos no Tribunal.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações, Marcos Barbosa, esclareceu que esse é um curso básico, mas que haverá outros cursos de aperfeiçoamento no sistema. “A partir de segunda-feira, 17 de março, nenhum novo processo poderá ser autuado se não for pelo SEI”, lembrou.

Os participantes do curso puderam ter uma visão das facilidades introduzidas. Segundo Patrícia, do TRF4, “a ferramenta é de fácil manuseio, e as mudanças permitem uma imediata visualização das prioridades em termos processuais, mas ninguém vai ser impactado pelo sistema, pois ele é simplesmente a forma eletrônica do que já estamos habituados a fazer”.

Mudanças - O atual sistema administrativo vai continuar a funcionar com os processos físicos, mas, a partir de 17 de março, os novos processos serão autuados e tramitarão exclusivamente por meio eletrônico. O SEI valerá para todas as unidades do TRT-DF/TO no Distrito Federal e no Tocantins. O login e a senha para usar a ferramenta serão os mesmos usados para entrar na rede. No dia 17, às 11 horas, haverá o lançamento oficial do SEI, no auditório Oswaldo Florêncio Neme, no segundo andar do Edifício-Sede.

Fonte: TRT 10


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907