Desembargador Ricardo Tadeu ganha título de cidadão honorário de Curitiba - CSJT2
30/10/2013 - O desembargador do trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, natural da capital paulista, recebeu nesta terça-feira (29), o título de cidadão honorário de Curitiba. Há 11 anos ele foi morar na cidade, onde pretendia ficar um curto período, apenas para concluir o doutorado na Universidade Federal do Paraná. “O plano era passar não mais do que seis meses, mas a paixão foi fulminante”, lembrou Ricardo Tadeu ao receber a homenagem, em sessão conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni.
“Sinto-me absolutamente emocionado, é difícil de verbalizar, mas sinto-me principalmente acolhido. E também com um senso de responsabilidade maior, porque toda láurea como esta nos instiga a continuar lutando, e é o que eu pretendo fazer, continuar lutando pela justiça, por uma Curitiba melhor, por um Brasil melhor”, disse Ricardo Tadeu, que foi o primeiro magistrado cego a atuar no País.
Depois de receber o título de cidadão honorário, o magistrado foi homenageado pela Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), instituição que promove ações para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Duas alunas da ONG, Rosi Teixeira dos Santos e Juceleia Tavares Amorim, ambas deficientes visuais, presentearam o desembargador com quadros e objetos de decoração.
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca perdeu totalmente a visão aos 23 anos de idade, quando ainda era estudante universitário. É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Direito do Trabalho pela mesma universidade e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atuou ainda nas Nações Unidas, ajudando na redação da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Atualmente, além de magistrado no TRT-PR, é professor nas Faculdades Integradas do Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro Universitário de Curitiba e Escola da Magistratura do Trabalho.
Participaram da mesa da sessão solene, além do presidente da Câmara, Paulo Salamuni, o desembargador Altino Pedrozo dos Santos, presidente eleito do TRT-PR; a juíza Sandra Assad, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra9); o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Aramis de Souza Silveira, e os vereadores Valdemir Soares e José Carlos Chicarelli. Compareceram à homenagem, também, os desembargadores Celio Horst Waldraff, Ana Carolina Zaina, Fátima Teresinha Loro Ledra Machado, Adayde Santos Cecone e Edmilson Antonio de Lima, a juíza Dinalra Godinho Pimentel Gomes, além de parentes e amigos.
Fonte: TRT-9 (PR)
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







