Notícias

Voltar Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho movimenta TRTs

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região promove, nesta sexta-feira (27), evento para discutir ações voltadas ao enfrentamento dos variados tipos de violência no ambiente profissional

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho será marcado por diversas ações nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). No Distrito Federal, o Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro da 10ª Região (Getrin10) promoverá nesta sexta-feira (27) uma série de debates. O evento, que tem caráter multidisciplinar, ocorrerá no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das 9h às 12h.

O encontro tem como ponto central o assunto “Violências no trabalho: enfrentamento e superação”, que foi o tema escolhido pelo Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro para conduzir as atividades do biênio 2018-2019. Foram convidados gestores regionais do programa, além de membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), da OAB/DF e da Fundacentro/DF.

Outros eventos
Outro TRT que não deixou a data passar despercebida foi o da 9ª Região, com jurisdição no Paraná. O Tribunal promoveu, nesta quarta-feira (25), a segunda edição do Simpósio Trabalho Seguro/PR em Palmas - A Prevenção no Meio Ambiente do Trabalho e os Impactos da Reforma Trabalhista na Segurança e Medicina do Trabalho. O objetivo foi levar ao interior do estado a reflexão sobre saúde e segurança no ambiente profissional.

O simpósio foi organizado pelo Programa Trabalho Seguro e pela Escola Judicial do Paraná, com apoio do Ministério Público do Trabalho e da OAB/PR (Subseção de Palmas). A Presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu, foi uma das palestrantes. Além dela, o procurador-chefe da Procuradoria-Regional do Trabalho do Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira, e os Juízes Valéria Rodrigues Franco da Rocha (cogestora do Programa Trabalho Seguro/PR e titular da 13ª Vara de Curitiba) e José Vinícius de Souza (titular da Vara de Palmas) também ministraram palestras.

Ações em outros TRTs
No decorrer de 2018, o TRT da 2ª Região, com jurisdição na cidade de São Paulo e litoral paulista, tem atuado em prol da prevenção de acidentes do trabalho. Entre as iniciativas, está a promoção de eventos de conscientização e disseminação de bons hábitos relacionados ao tema, como a Semana de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais, realizada em maio, além da Semana da Saúde, que ocorrerá em setembro próximo.

O TRT da 2ª Região também programa visitas periódicas de profissionais do Sesmt (Seção de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) aos locais de trabalho, visando verificar condições de ergonomia e transmitir orientações sobre exercícios de ginástica laboral aos demais servidores. O Tribunal tem veiculado informações sobre saúde periodicamente em informativos da instituição.

Além disso, médicos e psicólogos do quadro do TRT2 participam de ações que objetivam o acolhimento de servidores e magistrados em casos de comoção coletiva, como falecimentos de profissionais que atuam na corte.


(NV/RT – Com informações das Assessorias de Comunicação do TRT10, TRT9 e TRT2)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

 

 

Rodapé Responsável DCCSJT