Educadoras das creches de Caxias do Sul encerram greve após mediação do TRT da 4ª Região (RS) - CSJT2
Acordo foi realizado na 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul
Na imagem, criança usando tintas e pincel
15/06/2023 - Após audiência de mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), as educadoras das creches de Caxias do Sul encerraram a greve que haviam iniciado no dia 12 de junho. As profissionais entraram em acordo com as entidades gestoras dos estabelecimentos de ensino infantil e com o município. A audiência ocorreu na 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul e foi conduzida pelo juiz titular da unidade, Rafael da Silva Marques, por delegação da Vice-Presidência do TRT-4.
Entre os tópicos do acordo, foi definido o reajuste salarial de 5,78% para a categoria. Também foi encaminhado o atendimento de demandas relacionadas às condições de trabalho, incluindo a resolução de problemas nas estruturas das escolas, a realocação de trabalhadoras, a apresentação de alternativas para o melhor atendimento de crianças com necessidades especiais e o fim de reuniões obrigatórias (a exceção de duas, relacionadas à entrega de pareceres aos pais dos alunos).
A sessão de mediação contou com a presença de representantes do sindicato das trabalhadoras, das três entidades responsáveis pela gestão das creches, e do Município de Caxias do Sul. As entidades administram 49 escolas de educação infantil, que atendem cerca de 5 mil crianças e contam com uma equipe de mais de 700 trabalhadoras.
As educadoras encontravam-se em estado de greve desde o final do mês passado. Na primeira sessão de mediação da Justiça do Trabalho gaúcha sobre o tema, conduzida pelo vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, em 21 de maio, a categoria aceitou suspender a paralisação que estava prevista e aguardar a construção de propostas para atender suas demandas. Na ocasião, foi criado um Grupo de Trabalho, formado por representantes das trabalhadoras, das entidades gestoras e do Município de Caxias do Sul.
A sessão de mediação desta segunda-feira contou com a presença de representantes da Município de Caxias do Sul, da Associação Educacional Jardelino Ramos, do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, da Escola de Educação Infantil - Edu Caxias, e do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Município (Senalba/Caxias). Também participaram da audiência os juízes do Trabalho Ana Júlia Fazenda Nunes e Adair João Magnaguagno.