Notícias

Voltar Educadoras das creches de Caxias do Sul encerram greve após mediação do TRT da 4ª Região (RS)

Acordo foi realizado na 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul

Na imagem, criança usando tintas e pincel

Na imagem, criança usando tintas e pincel

15/06/2023 - Após audiência de mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), as educadoras das creches de Caxias do Sul encerraram a greve que haviam iniciado no dia 12 de junho. As profissionais entraram em acordo com as entidades gestoras dos estabelecimentos de ensino infantil e com o município. A audiência ocorreu na 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul e foi conduzida pelo juiz titular da unidade, Rafael da Silva Marques, por delegação da Vice-Presidência do TRT-4.

Entre os tópicos do acordo, foi definido o reajuste salarial de 5,78% para a categoria. Também foi encaminhado o atendimento de demandas relacionadas às condições de trabalho, incluindo a resolução de problemas nas estruturas das escolas, a realocação de trabalhadoras, a apresentação de alternativas para o melhor atendimento de crianças com necessidades especiais e o fim de reuniões obrigatórias (a exceção de duas, relacionadas à entrega de pareceres aos pais dos alunos).

A sessão de mediação contou com a presença de representantes do sindicato das trabalhadoras, das três entidades responsáveis pela gestão das creches, e do Município de Caxias do Sul. As entidades administram 49 escolas de educação infantil, que atendem cerca de 5 mil crianças e contam com uma equipe de mais de 700 trabalhadoras.

As educadoras encontravam-se em estado de greve desde o final do mês passado. Na primeira sessão de mediação da Justiça do Trabalho gaúcha sobre o tema, conduzida pelo vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, em 21 de maio, a categoria aceitou suspender a paralisação que estava prevista e aguardar a construção de propostas para atender suas demandas. Na ocasião, foi criado um Grupo de Trabalho, formado por representantes das trabalhadoras, das entidades gestoras e do Município de Caxias do Sul.

A sessão de mediação desta segunda-feira contou com a presença de representantes da Município de Caxias do Sul, da Associação Educacional Jardelino Ramos, do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, da Escola de Educação Infantil - Edu Caxias, e do  Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Município (Senalba/Caxias). Também participaram da audiência os juízes do Trabalho Ana Júlia Fazenda Nunes e Adair João Magnaguagno. 


Fonte: TRT da 4ª Região (RS)

Rodapé Responsável DCCSJT