Notícias

Voltar EJ Pernambucana se destaca nacionalmente por ações de educação a distância

 

04/10/2013 - O projeto pioneiro desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6), para treinamento dos servidores no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será apresentado no  5º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. O evento, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Brasília, é promovido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), instituição vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para realizar a capacitação de mais de 300 servidores e a cerca de 50 magistrados que atuam nas 23 Varas do Trabalho do Recife, a Escola Judicial implementou uma experiência inovadora. Com ela, antes da implantação do PJe-JT, os servidores das Varas passaram por uma capacitação, assimilando o funcionamento da tecnologia. Nesse contexto, a EJ-TRT6 adotou a técnica “blended”, que combina atividades presenciais, com ações de Educação a Distância (EaD).

Concorrendo com trabalhos de todo Judiciário nacional, a metodologia da EJ-TRT6 foi um dos dois trabalhos selecionados pela comissão do Fórum de Educação a Distância do CNJ. O evento, que ocorre desde 2009, contribui para integrar as unidades de educação dos Tribunais brasileiros e para difundir a EaD como uma ferramenta para o desenvolvimento profissional. Somente nessa 5ª edição, houve espaço para inscrição de projetos, batizados pelos organizadores de “Relatos de Experiência Inovadora”.

BLENDED – A Experiência Inovadora do TRT-PE está funcionando da seguinte maneira: primeiramente, cada Vara indicou dois servidores que participaram de um curso presencial, envolvendo matérias sobre o PJe-JT, além de técnicas pedagógicas de ensino. Depois, em cada unidade de trabalho, estes servidores passaram a atuar como “facilitadores de aprendizagem” para os demais colegas no aprendizado da nova plataforma digital.

Em seguida, o treinamento de toda equipe aconteceu na própria vara, ao longo de treze semanas, com aulas ministradas por videoconferência, sempre nas tardes das sextas-feiras, além de treinamentos no ambiente virtual de aprendizagem. Todo o processo foi sendo monitorado pelos dois servidores “facilitadores”, bem como por tutores virtuais, que continuam atuando em programas de EaD (moodle).

A metodologia, recentemente elogiada pelo ministro corregedor do TST, facilitou e maximizou a logística do Tribunal, evitando o deslocamento de um grande número de servidores para os laboratórios da EJ (instalados na Encruzilhada e no Edifício Sede). “Aqui, graças a inventiva de alguns servidores que conseguiram criar um curso tão bom, e, ao mesmo tempo, elaborar um material didático como manuais de treinamento tão profissionais, ficamos vivamente impressionados, após a visita realizada à Escola Judicial”, destacou Ives Gandra Martins Filho, ao concluir a leitura da Ata de Correição.
 
Fonte: TRT-PE

Rodapé Responsável DCCSJT