Equipe multidisciplinar elabora plano de implantação do PJe-JT - CSJT2
A estratégia de implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) começou a ser traçada pelo grupo de trabalho multidisciplinar criado para elaborar o plano de ação do projeto. Em 30 dias, a equipe deverá apresentar a proposta à presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O plano nacional de implantação incluirá diretrizes e metas de capacitação, suporte, manutenção, divulgação, segurança, cooperação e promoção da saúde. As ações vão ser pautadas por estratégias de gestão da mudança e serão divididas conforme as fases do PJe-JT.
Os Tribunais Regionais também criarão, em âmbito regional, os seus respectivos grupos de trabalho multidisciplinares de implantação, que trabalharão de forma integrada e cooperada com o grupo nacional, adaptando a estratégia à realidade e necessidades locais.
A primeira fase compreende a instalação em Varas do Trabalho piloto. A Vara do Trabalho de Navegantes-SC será a primeira a utilizar o sistema, a partir de 5 de dezembro. Em seguida, será a vez da Vara do Trabalho de Caucaias-CE (janeiro), Várzea Grande-MT (fevereiro) e Arujá-SP (março). Gradativamente, o sistema será expandido para o segundo grau, com instalação em Turmas piloto dos respectivos Tribunais Regionais do Trabalho. Após a realização de adequações e melhorias, o PJe-JT vai ser instalado em âmbito nacional.
Em todas as fases, as mudanças organizacionais ocorrerão de forma participativa. O grupo considera que o envolvimento de líderes e usuários é fundamental para atender diferentes necessidades, conforme os contextos regionais. As ações serão dirigidas a magistrados, servidores, advogados, procuradores e outros profissionais.
Veja o Ato que instituiu o grupo de trabalho multidisciplinar.
(Patrícia Resende/CSJT)