Notícias

Voltar Executivo da Petrobras apresenta modelo de integridade da estatal a gestores (as) da Justiça do Trabalho

O encontro “Cultura de Integridade: o caso Petrobras” faz parte de uma série de atividades para o aprimoramento de práticas e temas estratégicos para a Justiça do Trabalho.

Print da reunião virtual com o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan.

Print da reunião virtual com o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan.

18/4/2023 - Gestoras e gestores da unidades de governança e gestão estratégica de toda Justiça do Trabalho participaram, nesta terça-feira (18/4), de um encontro virtual com o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan. O encontro “Cultura de Integridade: o caso Petrobras” faz parte de uma série de atividades para o aprimoramento de práticas e temas estratégicos para a Justiça do Trabalho.

O executivo apresentou como foi implementada a cultura de integridade na estatal nos últimos 10 anos e destacou o planejamento da área até 2027. Explicou como é feita a seleção para a Diretoria de Governança e Conformidade (DGC), por meio de lista tríplice e mandato, além de demonstrar como está construída as camadas de governança, que vai da aplicação do sistema de integridade até a autoridades reguladoras, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“O conceito de sistema de integridade foi cunhado pela Transparência Internacional em 1996 e assenta-se na capacidade de engendrar esforços concatenados e efetivos para a combater a corrupção em todas as suas forma e estabelecer um ambiente de transparência e accountability (prestação de contas)”, explicou. “A governança precisa ser desenhada para que a instituição possa ser preservada”, completou.

Salvador Dahan possui 22 anos de experiência nas áreas de Conformidade, Riscos e Governança, tendo atuado em grandes empresas multinacionais, como a Procter & Gamble, Grupo Gerdau e Nissan Motors. Atualmente, é  vice-presidente da Comissão de Integridade e Responsabilidade Corporativa da Câmara de Comércio Internacional (ICC) – Capítulo Brasil e membro do Conselho Consultivo do Movimento Transparência da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aprimoramento institucional

Esse foi o primeiro de uma série de atividades com executivas e executivos de grandes empresas públicas e privadas. A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST) do CSJT realizou uma pesquisa com as gestoras e os gestores de Governança e Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho sobre quais deveriam ser as temáticas prioritárias de capacitação.

“O tema integridade foi apontado como o de maior nível de prioridade para a capacitação. Além dele, foram indicadas as temáticas: inovação, gestão de riscos, governança e compliance”, explicou o secretário de governança e gestão estratégica do CSJT, Rafael Araujo Leal. “A partir desses temas, a SEGGEST tem convidado executivas e executivos de organizações públicas e privadas para a troca de experiência sobre a implementação dessas temáticas, buscando, assim, entender as melhores práticas de gestão, para o aprimoramento de decisões estratégicas na Justiça do Trabalho”, completou.

(Secom/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT