Menu de Navegação

Notícias

null Inscrições abertas para capacitação de servidores em provas digitais

Para se inscreverem, os servidores interessados devem procurar as Escolas Judiciais de seus respectivos Tribunais Regionais do Trabalho

Ilustração de homem com lupa olhando a tela do computador. Curso de Produção de Provas Digitais na Justiça do Trabalho

Ilustração de homem com lupa olhando a tela do computador. Curso de Produção de Provas Digitais na Justiça do Trabalho

5/5/2021 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio do Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (Ceduc-JT), está promovendo o curso “Produção de Provas Digitais” para servidores do 1ª e 2º graus. Para se inscreverem, os interessados devem procurar as Escolas Judiciais de seus respectivos Tribunais Regionais do Trabalho.

A primeira turma de 2021 concluiu a formação na semana passada. Realizada de 26 a 30 de abril, a turma foi formada por servidores ocupantes do cargo de assistente de juiz indicados pelas Ejuds. De acordo com o Ceduc-JT, já estão confirmadas mais três turmas neste semestre:

  • Turma 2: de 24 a 28 de maio;
  • Turma 3: de 7 a 11 de junho; e
  • Turma 4: de 21 a 25 de junho.

A programação do segundo semestre ainda está sendo definida, mas estão previstas mais seis turmas entre julho e dezembro.

Registros digitais

O curso considera o contexto de Revolução 4.0, caracterizado por uma cultura de interação permanente com recursos tecnológicos, que produz inúmeros registros digitais. Esse novo cenário requer que o Poder Judiciário repense o modelo tradicional de produção de provas, baseado, principalmente, na oitiva de testemunhas, e passe a contar com a apuração de registros digitais para a demonstração de fatos.

Contudo, a busca desses registros requer conhecimento técnico, que será apresentado pelo curso a servidores lotados em gabinetes das Varas do Trabalho. Com isso, espera-se, também, impulsionar a produtividade da Justiça do Trabalho.

Turmas

Com aulas ministradas pelo delegado de Polícia do Estado de São Paulo Guilherme Caselli de Araújo, a turma piloto do curso foi realizada em novembro de 2020. O curso tem uma carga horária de 20 horas-aula (cinco aulas de quatro horas cada) e oferece, por turma, 30 vagas.

Conheça o Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (Ceduc-JT).

(VC/CF)

Notícia relacionada: (23/11/2020) Servidores da Justiça do Trabalho participam de curso sobre produção de provas digitais

Rodapé Responsável DCCSJT

Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Telefone: (61) 3043-7882
E-mail: secom@tst.jus.br