Notícias

Voltar Jornada mostra como o TRT-RS tem contribuído para o futuro de jovens de baixa renda


Parceria entre Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e Fundação Projeto Pescar oferece, além de formação técnica, aulas de educação emocional, comunicação, ética, literatura e informática

O Jornada desta semana apresenta uma reportagem que destaca o papel do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) na vida de dezenas de jovens que estão em busca de espaço no mercado de trabalho. Por meio de um convênio com o Projeto Pescar, 15 adolescentes, entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social, integrarão a segunda turma do curso de iniciação profissional em serviços administrativos. O projeto tem apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), da OAB-RS e da Caixa de Assistência dos Advogados do estado.

O projeto foi implementado em 2017 e as aulas são realizadas em Porto Alegre, nas dependências do TRT da 4ª região. A primeira turma contou com 11 alunos, que se formaram em novembro de 2017, e já conseguiram colocação profissional. A reportagem mostra, também, as disciplinas que serão aplicadas no curso e que vão contribuir para a formação holística dos alunos, inclusive com aulas de educação emocional. Além disso, os jovens receberão, gratuitamente, qualificação técnica para manuseio do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Um dos entrevistados, o advogado Eduardo Raupp, comemorou a iniciativa inovadora que ajuda não somente os estudantes, mas também os escritórios de advocacia. “Não existia nada igual. Contratar um empregado que, de antemão, já conhece o PJe é muito bom”, disse. A reportagem mostrou, ainda, como ficou a vida de um dos jovens formados na primeira turma do projeto, além de ouvir o educador André Cintra sobre as novidades implementadas para o curso em 2018, entre elas a concessão da Bolsa Aprendiz para todos os alunos que frequentarem as aulas.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e sábados e domingos, às 6h. As edições também podem ser assistidas pelo canal do CSJT no Youtube: www.youtube.com/csjtoficial.

Assista à reportagem do Jornada:

(Rodrigo Tunholi / Divisão de Comunicação do CSJT / CRTV-TST)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 



Rodapé Responsável DCCSJT