Notícias

Voltar Jornada mostra como pessoas com deficiência têm ajudado a desenvolver a acessibilidade do PJe

 

Para promover as melhorias necessárias e eliminar os obstáculos, os gestores do sistema contam com o trabalho de servidores e estagiários que têm deficiência visual para facilitar o acesso de usuários com baixa ou nenhuma visão

O Jornada desta semana apresenta uma reportagem que mostra como servidores, estagiários, partes e advogados com deficiência visual colaboraram com o aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A nova versão 2.0 do sistema deixou a ferramenta mais célere e acessível. E esse trabalho minucioso, que permitiu o avanço na acessibilidade, teve colaboração fundamental do Grupo de Negócios do PJe, integrado por servidores com deficiência visual de toda a Justiça do Trabalho.

A equipe atua no refinamento do sistema para garantir que os atos processuais possam ser praticados de forma mais simplificada e rápida. Servidores como Monique Rabelo, deficiente visual, que faz parte do Grupo de Negócios, foram peças fundamentais na nova engrenagem do PJe. “É um trabalho para garantir um serviço público mais efetivo”, diz ela. A reportagem destaca, ainda, as várias mudanças que foram implementadas no PJe 2.0 em relação à versão anterior, inclusive um software de leitura de tela para usuários com nenhuma visão.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e sábados e domingos, às 6h. As edições também podem ser assistidas pelo canal do CSJT no Youtube: www.youtube.com/csjtoficial.

Assista à reportagem do Jornada:

(Rodrigo Tunholi / Divisão de Comunicação do CSJT / CRTV)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 

Rodapé Responsável DCCSJT