Notícias

Voltar Juízes do Trabalho participam de pesquisa para definir o perfil dos magistrados no Brasil


O levantamento de informações objetiva municiar o CNJ de dados sobre as principais características dos magistrados, considerando o último censo do Poder Judiciário, que foi realizado em 2013, e tendo em vista o próximo, que está agendado para 2020.

Magistrados trabalhistas de todos os tribunais do país receberam, nesta segunda-feira (9), mensagem por e-mail da presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, convidando-os a participar da pesquisa “Perfil Sociodemográfico dos Magistrados Brasileiros”.  Essa é uma iniciativa do CNJ para a formulação de políticas direcionadas à magistratura.

O levantamento de informações objetiva municiar o CNJ de dados sobre as principais características dos magistrados, considerando o último censo do Poder Judiciário, que foi realizado em 2013, e tendo em vista o próximo, que está agendado apenas para 2020.

A diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), Maria Tereza Sadek, lembrou que as informações obtidas serão de extrema relevância para o planejamento de ações de aperfeiçoamento. “Sabendo agora quem são os juízes, saberemos quem são as pessoas que atuam no Poder Judiciário. Com essas informações, teremos um retrato mais fiel desse Poder da República e fundamentos para políticas que fortaleçam a magistratura”, disse.

A pesquisa “Perfil Sociodemográfico dos Magistrados Brasileiros”, que abrangerá todos os membros do Poder Judiciário, será feita em uma base com mais de 18 mil magistrados no País, entre juízes, desembargadores e ministros. Cada um deles deverá acessar o e-mail, clicar no link da pesquisa e fornecer o CPF para ter acesso ao questionário, que terá 28 questões simples. Segundo o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, o número do CPF será usado exclusivamente como chave de acesso.

Os participantes têm assegurados o sigilo das informações fornecidas e o anonimato das respostas. As 28 perguntas que constam do questionário tratam exclusivamente de dados de caráter social, demográfico e da trajetória de carreira, com questões sobre gênero, estado civil, quantidade de filhos, local de nascimento, escolaridade dos pais, ano de conclusão da graduação em Direito, ano de ingresso na magistratura e capacitação.

Segundo os especialistas do DPJ, “são questões simples e diretas, que não levam mais que cinco minutos para serem respondidas”. O prazo para o envio dos dados é até 15 de maio.  Os magistrados que não receberem o e-mail ou não conseguirem acessar o link devem entrar em contato com o Departamento de Pesquisa Judiciária do CNJ por meio dos telefones (61) 2326-5266 / 2326-5268 ou enviar mensagem para o e-mail dpj@cnj.jus.br.

(Nathalia Valente/RT - com informações da Agência CNJ de Notícias)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Rodapé Responsável DCCSJT