Notícias

Juízes participam de curso de capacitação do PJe-JT em Campinas

27/07/2012 - Cerca de 15 juízes de 1ª instância da Justiça do Trabalho da 15ª Região/Campinas participaram nesta quarta e quinta-feira de um curso de capacitação e treinamento para operarem com o Processo Judiciário Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), ferramenta que terá sua implantação inaugural no TRT da 15ª no próximo dia 3 de agosto, na VT de Piedade, Circunscrição de Sorocaba. O curso foi ministrado no auditório da Escola Judicial pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT da 23ª Região (MT), José Hortêncio Ribeiro Junior.

Os magistrados, entre titulares e substitutos, representam as varas do trabalho de Piedade, Aparecida, Cajuru, Itapira, Leme, Matão, Araras, Santa Bárbara D’Oeste, Capivari, Hortolândia, Itatiba, Avaré e as duas varas do Fórum Trabalhista de Americana. Em todas elas, o PJe-JT deverá ser instalado nos próximos meses, em cumprimento à meta do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) para 2012.

A juíza titular de Leme, Luciana Moro Loureiro, disse que a PJe-JT é uma realidade e que “não se pode ser resistente ao novo”. A magistrada se mostrou muito otimista, especialmente pelo fato de a nova ferramenta eletrônica ser simples e ágil. A titular da VT de Hortolândia, Eliane de Carvalho Costa Ribeiro, também disse ter uma impressão positiva do PJe-JT que, segundo ela , “deverá ajudar bastante”. O juiz substituto Fabio Natali Costa defendeu a ideia de que, com a implantação do PJe-JT, haverá uma maior aproximação com o processo, apesar da seu aparente distanciamento físico (já que não haverá mais os autos de papel). O juiz Natali ressaltou a facilidade proporcionada pelo PJe-JT, já que o magistrado poderá acessar os processos de qualquer lugar e horário, mas não descartou as futuras mudanças na estrutura da Justiça, principalmente dentro das secretarias, onde, segundo acredita, no futuro haverá mais servidores especializados auxiliando o magistrado. Para o juiz titular da VT de Itapira, Flávio Landi,

toda essa mudança do PJe-JT é “essencial”. O magistrado salientou “o caráter prático e a extrema funcionalidade” da nova ferramenta eletrônica que, segundo ele, apresenta um visual amigável.

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) é um sistema informatizado, desenvolvido para por fim à tramitação de autos em papel no Poder Judiciário. Trata-se do uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais célere, acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a importante temática da preservação ambiental. Depois de uma fase experimental, o PJe-JT, sob coordenação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), está sendo implantado de forma gradativa e com êxito nos Regionais. Até agora, 10 tribunais trabalhistas (TRTs de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Distrito Federal/ Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro,  Sergipe e Mato Grosso do Sul) já possuem unidades operando com o sistema.

(Ademar Lopes Junior - TRT da 15ª Região/Campinas)
 


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907