Notícias

Voltar Justiça do Trabalho no Acre adere às boas práticas de preservação do meio ambiente

Justiça do Trabalho no Acre adere às boas práticas de preservação do meio ambiente

Magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) participaram nesta quarta-feira (5) de uma palestra sobre Educação Ambiental e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos com o especialista em Gestão Ambiental Flávio Morais. O evento marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado desde 1972 por diversos países, e parte também das atividades do Programa de responsabilidade ambiental do Regional - Programa Amanajé.

Na ocasião, Morais destacou a adoção dos chamados "5 R" nas atitudes diárias de "repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar" em relação ao meio ambiente. Dentre os exemplos, ele citou o uso das sacolas plásticas de supermercados, que em alguns estados já não são utilizadas.

Além da palestra, o TRT também colocou em exposição até o próximo dia 7 artesanatos produzidos por cooperativas de coleta seletiva, projetos institucionais, mostra de vídeos ambientais e de fotografias de autoria do artista plástico Ricardo Peres.

Dentre os projetos expostos está o "Olho no Óleo", com a coleta de óleo usado de cozinha para a produção de sabão ecológico, bem como o "2 R'S ? Reabilitando pela Reciclagem", desenvolvido pelas apenadas da Penitenciária Feminina de Porto Velho (RO), com a produção artesanal de bolsas e mochilas utilizando-se restos de lona de banners.

O evento foi aberto com a apresentação do Coral 14, que cantou o Hino de Rondônia e as músicas Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó), Voa Bicho (Milton Nascimento) e Caminho das Águas (Maria Rita).

Na abertura, o juiz auxiliar da Presidência Antônio César Coêlho destacou o advento do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) como significativa contribuição para o meio ambiente. "Segundo nosso levantamento, a economia será de pelo menos 17 toneladas e meia de papel ao ano", revelou.

O magistrado ressaltou ainda a parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel), a qual recebe os resíduos sólidos para reciclagem.

O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga, falou com orgulho do papel social e ambiental dos catadores. "A sustentabilidade está nos catadores que batem de porta em porta e contribuem para o nosso planeta", discursou.

Programa Amanajé

Sobre o Programa Amanajé, instituído no Tribunal pela Portaria da Presidência n. 54, de 10/01/2008, o coordenador da Comissão de Coleta Seletiva Solidária do TRT de RO/AC, Héliton Aguiar, lembrou que as ações desenvolvidas vem contribuindo no combate ao desperdício e redução de impactos ambientais.

Dentre as ações implementadas no período estão a troca de copos descartáveis por canetas, a utilização de lixeiras de coleta seletiva, troca por torneiras com dispositivo mecânico de uso ecologicamente correto, coleta seletiva de resíduos sólidos e óleo usado de cozinha, dentre outros.

De acordo com a Diretoria de Serviços de Material e Patrimônio, em 2012 foram utilizadas quase sete mil resmas de papel A4 reciclado, enquanto somente 237 resmas de papel comum foram usados.

(Fonte: TRT 14)
 

Rodapé Responsável DCCSJT