Notícias

Laboratório de genética molecular que recebeu repasse da Justiça do trabalho da 23ª Região (MT) inicia testes para detecção da covid-19

Além dos equipamentos, os valores foram usados para adquirir insumos e reagentes e, agora, garantem atendimentos para a população de Cáceres e de outros 14 municípios.

O laboratório de genética molecular vegetal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, já começou a fazer testes para a detecção do novo coronavírus na região. Os equipamentos foram adquiridos com um repasse de 565 mil reais feito pela Justiça do Trabalho da 23ª Região (MT) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

A destinação foi aprovada pelo Comitê Gestor de Ações Afirmativas, que também conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT).

Além dos equipamentos, os valores foram usados para adquirir insumos e reagentes e, agora, garantem atendimentos para a população de Cáceres e de outros 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde das regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso. Os exames começaram a ser feitos no final de dezembro. Alguns laudos emitidos pelo laboratório ficam prontos em até 24 horas.

Com capacidade de realizar 200 testes por dia, o laboratório recebe amostras da extração do RNA viral pela técnica RT PCR, aquele feito com secreções do nariz, e confirma se há ou não presença do vírus. A unidade também faz lavagem e esterilização de materiais e equipamentos enviados pelas secretarias municipais de saúde e pelos laboratórios das centrais de Saúde.

Segundo a coordenadora do projeto, Leonarda Neves, a unidade conta com alunos bolsistas trabalhando no laboratório que hoje, graças às destinações, possui equipamentos de “altíssima tecnologia”. “Conseguimos proporcionar a toda sociedade um trabalho de saúde pública de relevância em um momento tão difícil como esse que estamos passando”.

A realização dos exames pela Unemat reduz a demanda de pedidos enviados ao Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen), responsável por analisar os testes de covid-19. “Sem essa destinação não teríamos, em tempo hábil, habilitado o laboratório e equipado com equipamentos de ponta. Temos equipamentos extremamente precisos e tecnológicos e os reagentes são de uma qualidade muito satisfatória” explica.

O juiz auxiliar da Presidência do TRT, Ivan Tessaro, falou da importância desta destinação neste momento de pandemia. “Queremos que esse laboratório esteja disponível para realizar os exames para toda a população. Sobretudo, para aquela mais vulnerável, para os grupos de risco e para aquelas pessoas que mais precisam ter a sua saúde priorizada nesse momento, como são os profissionais de saúde, que cuidam dos infectados e que precisam estar bem para poder seguir prestando esse serviço tão relevante”.

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)


Rodapé Responsável DCCSJT


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br  
Telefone: (61) 3043-4907