Menu de Navegação

Notícias

null Min. Dalazen inaugura sala-cofre no TRT-ES

Min. Dalazen inaugura sala-cofre no TRT-ES


13/03/12 - A sala-cofre do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) foi inaugurada, no fim da tarde desta segunda-feira (12/3), pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen. O ministro veio a Vitória a convite da presidente do tribunal capixaba, desembargadora Claudia Cardoso de Souza, exclusivamente para a inauguração.
 

O ministro Dalazen destacou que “a inauguração da sala-cofre é mais uma importante etapa na preparação do TRT-ES para a chegada do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho(PJe-JT)”. O presidente do TST e CSJT disse que o PJe-JT será instalado, ainda este ano, em três varas trabalhistas no Espírito Santo, cumprindo, assim, a Meta 16 (“implantar o PJe-JT em, pelo menos, 10 por cento das varas de trabalho de cada Tribunal”), específica para a Justiça do Trabalho em 2012.
 

“A Justiça do Trabalho será a primeira do Judiciário brasileiro a contar com um sistema nacional, único e integrado”, afirmou o presidente do TST, referindo-se ao PJe-JT. O ministro explicou que, atualmente, existem mais de 40 sistemas de processos judiciais eletrônicos espalhados pelo país: “Com o PJe-JT, eles serão integrados e passarão a ter uma linguagem única, daí a importância da sala-cofre, da necessidade de proteção e segurança dos dados.” O ministro também ressaltou o fato de o TRT-ES já ter cumprido as cinco metas gerais para Judiciário em 2012, além de ter sido o primeiro a enviar dados para o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT).
 

Instalada na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT-ES, a sala-cofre abriga todos os equipamentos que armazenam os dados jurídicos e administrativos do Tribunal capixaba, garantindo segurança aos processos e arquivos eletrônicos. Na sala-cofre, à qual só tem acesso uma equipe restrita de profissionais,  o Data Center (centro de processamento de dados) do TRT-ES fica protegido contra calor, fogo, poeira, umidade, explosão, gases corrosivos, magnetismo, arrombamento e sabotagem, dentre outras ameaças físicas e ambientais. Os mecanismos de segurança, monitoração e prevenção de incidentes presentes na sala-cofre atendem aos mais rígidos padrões internacionais.
 

A presidente do TRT-ES, desembargadora Claudia Cardoso de Souza, lembrou que a construção da sala-cofre só foi possível graças à liberação de recursos pelo TST e CSJT. Segundo a presidente, a preocupação com a segurança dos dados do Tribunal aumentou depois que fortes chuvas atingiram, no ano passado, a sala onde ficam armazenados os arquivos eletrônicos, no último andar do edifício Castelo Branco,  colocando em risco documentos importantes. “Foram necessárias medidas urgentes, e a administração do TRT-ES iniciou o projeto de construção da sala-cofre”, disse a desembargadora Claudia, agradecendo ao ministro João Oreste Dalazen: “sem o apoio do presidente do TST e CSJT, o prejuízo seria incomensurável.”
 

A sala-cofre do TRT-ES atraiu a atenção de magistrados e servidores, que compareceram à Setic para acompanhar a solenidade.
 
(Fonte:  Ascom/TRT-ES)
 

Rodapé Responsável DCCSJT