Notícias

Voltar Multas aplicadas em processo trabalhista beneficiam crianças em Aripuanã (MT)

Multas aplicadas em processo trabalhista beneficiam crianças em Aripuanã (MT)

As multas aplicadas pela Vara do Trabalho de Colniza (MT) devido à litigância de má-fé praticada pelas partes e por uma testemunha em processo que tramitou na Vara Itinerante de Aripuanã estão resultando na reforma de um refeitório e na construção de um parquinho para crianças.

Os recursos foram revertidos pela magistrada Karina Rigato, titular da Vara, ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da cidade de Aripuanã, localizada a 1050 km de Cuiabá.

A destinação dos recursos ocorreu quando da sentença, sendo direcionado às obras em questão após apresentação de projeto pela coordenação do PETI no município e sua posterior aprovação pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo a juíza, o Programa funciona em local cedido pela Prefeitura e possui diversas carências estruturais.

Ao todo, foram revertidos ao PETI local aproximadamente R$ 11,5 mil. O valor é resultado da aplicação cumulativa de multa de 0,5% do valor de uma condenação trabalhista à viúva de um vigilante e ao espólio do falecido (autores no processo), à empresa contra qual ação foi movida e a uma testemunha. Todos foram condenados pela litigância de má-fé.

Conforme a magistrada, a relação jurídica processual, prejudicada pela conduta indevida dos envolvidos no processo em questão, “deve se desenvolver para satisfazer o interesse público de pacificação social”, razão pela qual “a penalidade por sua má utilização pode ser destinada a obras sociais”.

Combate ao trabalho infantil

Essa semana, a Vara de Colniza está em campanha. A unidade da Justiça Trabalhista está expedindo notificações recomendatórias às empresas cujas atividades exploradas se enquadram com aquelas listadas como Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), advertindo-as para não contratarem menores de idade. Além disso, a magistrada Karina Rigato também está organizando palestras para serem ministradas nesta quarta (12) em escolas e para o público em geral na sexta (14).

(Fonte: TRT 23)

Rodapé Responsável DCCSJT