Nova vara do trabalho em Eusébio-CE é instalada com o PJe-JT - CSJT2
03/09/2012 - A Justiça do Trabalho do Ceará está mais próxima de aproximadamente 150 mil moradores dos municípios de Aquiraz, Eusébio e Pindoretama. Foi inaugurada, nesta sexta-feira (31/08), a primeira vara do trabalho de Eusébio. A nova unidade judiciária é a 30ª a ser instalada no Ceará, funciona de modo totalmente informatizado e recebe apenas processos por meio do sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
Para marcar o início das atividades na nova vara do trabalho, o advogado Robério Carvalho protocolizou o primeiro processo eletrônico da unidade, que já tem audiência marcada para o dia 25 de setembro, às 8h30.
“Fui agraciada com o privilégio de poder entregar à população uma nova unidade da Justiça do Trabalho. Mais uma casa destinada à distribuição da Justiça”, afirmou a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora Roseli Alencar. Durante o discurso, ela também destacou empenho de magistrados e servidores que trabalharam nos últimos meses para que a unidade ficasse pronta para atender os trabalhadores e empregadores da região.
A nova unidade ficará sob a responsabilidade do juiz do trabalho Judicael Sudário, que deixa a 1ª vara do trabalho de Fortaleza após presidi-la por mais de 10 anos. “Tenho uma missão enorme, mas a disposição de trabalho é ainda maior”, afirmou o magistrado. Durante a inauguração, o magistrado agradeceu o apoio recebido da prefeitura de Eusébio e destacou a competência e a disposição dos servidores selecionados para trabalhar na nova unidade judiciária.
Para o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves Junior, a chegada da Justiça do Trabalho é uma das maiores conquistas recentes do município. "Esta é a instituição mais importante para a população das três cidades abrangidas pelo Fórum", afirmou. A unidade funciona graças a uma parceira entre o TRT-CE e a prefeitura local, responsável pela obras de adaptação do imóvel onde foi instalada a nova unidade.
A vara de Eusébio funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, na Rua Dermeval Carneiro, 115. Ela é a quarta unidade judiciária cearense a possuir o sistema de Processo Eletrônico. Atualmente, as varas de Caucaia e Maracanaú (1ª e 2ª varas) já utilizam o PJe-JT. Ele também é utilizado no 2º Grau do TRT-CE.
A nova unidade da Justiça do Trabalho recebeu o nome de Fórum Trabalhista Antonio Marques Cavalcante, em homenagem ao desembargador que presidiu o TRT-CE no biênio 1980/82. O desembargador Antonio Marques ingressou na magistratura do trabalho em 1970, por meio de concurso público e foi presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Fortaleza até março de 1976.
(Fonte: TRT da 7ª Região/CE)