Notícias

Voltar Novos magistrados começam curso de formação inicial na segunda-feira 13/01

 

09/01/2014 - Começa nesta segunda-feira, 13/1, o Curso de Formação Inicial para Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região. O curso, promovido pela Escola Judicial do TRT8, é destinado aos novos juízes aprovados no Concurso Público C-331 para Juiz do Trabalho Substituto.

O período de formação é uma poderosa ferramenta de profissionalização e humanização dos novos magistrados. De acordo com o Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, Diretor da Escola Judicial, “o conteúdo do curso vai contribuir para consolidar os conhecimentos teóricos e proporcionar uma vivência prática aos novos Juízes Substitutos, isso envolve uma série de atividades que já estão previamente definidas e que buscam a inserção do magistrado recém-aprovado na realidade da carreira.”.

O curso de formação contará com um módulo regional, com duração de 60 dias, e um nacional que será ministrado em Brasília-DF pela Escola Nacional de Formação de Magistrados do Trabalho – Enamat.

A primeira etapa é organizada e ministrada pela EJUD aos juízes recém empossados, no período de 13 de janeiro a 14 de março, e objetiva, além de aprofundar os conteúdos específicos para o exercício da profissão, realizar a integração do juiz à realidade local onde vai atuar e “através da transmissão de conhecimento, conscientizá-los quanto ao seu papel de agentes políticos, comprometidos com as questões relacionadas ao Poder Judiciário e à sua missão transformadora na concretização dos direitos fundamentais. Para isso, o curso envolve tanto conhecimentos específicos como conhecimentos gerais sobre economia, psicologia e sobre a realidade do trabalho na Amazônia”, explica o Desembargador Sérgio Rocha .

A partir noas dias 09 e 10 de janeiro, hoje e amanhã, os novos Juízes Substitutos foram designados para auxiliar Juízes de Varas do Trabalho em Belém e, assim, obter um contato maior com o dia-a-dia da magistratura. A Juíza Substituta do Trabalho Natália Luiza Alves Martins, por exemplo, foi designada para 14ª Vara do Trabalho de Belém e irá acompanhar o Juiz Titular Antonio Oldemar Coêlho dos Santos no exercício da função. Para ela, “o trabalho na magistratura iniciou agora. Já pude presenciar algumas audiências e esse contato com a prática está sendo muito produtivo”, relata.

Para o Juiz Titular da 14ª Vara do Trabalho, Antonio Oldemar Coêlho dos Santos, “o Juiz não é só formação técnica, ele precisa ter sensibilidade, que muitas vezes é mais importante. Quando o Juiz atua no interior, essa sensibilidade é mais importante ainda, principalmente na execução que é quando você lida mais com as partes. Não é o conhecimento técnico que vai proporcionar esse desenvolvimento e percepção, mas sim o contato diário com a prática. Juiz não nasce de uma hora para outra, ele se forma”.

Fonte: TRT 8
 

Rodapé Responsável DCCSJT