Novos processos na Vara de Nova Lima-MG passam a ser eletrônicos - CSJT2
05/09/2012 - Com a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na 3ª Região (MG), a partir desta quarta-feira (05/09), a Vara do Trabalho de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, começa a deixar o uso do papel.
Durante a solenidade de implantação do sistema, o advogado Leo Alves de Assis, presidente da OAB-Subseção de Nova Lima, protocolizou a primeira reclamação trabalhista e o processo foi imediatamente distribuído sob o número 10.000. Leo Alves de Assis lembrou que os advogados poderão fazer tudo no escritório ou em casa, desde que tenham a certificação digital e acesso à Internet. "A grande vantagem do PJe é a praticidade e vai facilitar a vida do advogado que não precisará ir à VT, podendo entrar com uma ação onde ele estiver, por meio da internet", disse o advogado.
O Juiz Ézio Martins Cabral Júnior considera que não haverá dificuldades por parte dos usuários. "Fizemos a capacitação dos advogados que atuam em Nova Lima e sentimos uma excelente aceitação. Os servidores estão entusiasmados com o novo sistema. No início pode ter alguma estranheza, mas passando a fase de adaptação, todos vão se acostumar porque o sistema é de fácil manuseio e apresenta, durante a utilização, todos os mecanismos de auxílio ao usuário e fornece o passo a passo para todos os procedimentos", acredita.
Satisfeito com o resultado da implantação do sistema em Nova Lima, o juiz substituto Fabiano de Abreu Pfeilsticker, do Comitê Gestor Regional do PJe, disse que daqui pra frente tudo ficará mais fácil. "A expectativa é que, com o sucesso da implantação aqui na VT de Nova Lima, o trabalho nas outras unidades serão bem sucedidas e a previsão é que até 19 de dezembro o sistema seja implantado em 14 varas. Até meados do próximo ano vamos estender o PJe para 77% das 103 varas", afirmou.
Representando a presidente do TRT/MG, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, 2º vice presidente do TRT/MG, disse que esse é um grande passo para a total independência do Judiciário. "Traçando um paralelo com o 7 de setembro, considero que este é um momento histórico para o Tribunal, como o próximo dia 7 de setembro, porque é de certa forma a independência do Judiciário Trabalhista, uma vez que o PJe trará economia, celeridade e muitos outros benefícios para a sociedade".
Criada em dezembro de 1992, a vara de Nova Lima registrava uma média de 2.500 processos por ano, mas segundo o juiz titular Lucas Vanucci Lins, o movimento vem aumentando. "Este ano, até ontem, foram recebidos 3.086 processos, no ano passado foram 3.000 e a previsão é fechar o ano com 3.800 aproximadamente".
Todas as ações distribuídas a partir de agora serão feitas por meio eletrônico, mas os processos em papel que já estão tramitando continuam na forma antiga. "A vara passa por uma mudança de rotina e vai funcionar, por enquanto, com os dois tipos de procedimentos. Os processos que já estão tramitando continuam no meio físico, no papel, e os novos, distribuídos a partir de hoje, passam a tramitar eletronicamente e, com o passar do tempo, haverá a extinção total do papel. A previsão é que isso ocorra até meados do ano que vem", concluiu.
(Fonte: TRT da 3ª Região/MG)
Leia também:
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







