Notícias

Voltar Paco e Pipa: TRT da 8ª Região (PA/AP) disponibiliza robôs do projeto Automatiza TRT

Ferramentas foram desenvolvidas pelo TRT da 4ª Região (RS)

Na imagem, arte de dois robôs segurando as mãos. Acima deles,

Na imagem, arte de dois robôs segurando as mãos. Acima deles, "Conhceça Paco e Pipa".

26/06/2023 - O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) disponibiliza esta semana os primeiros robôs do projeto Automatiza TRT, desenvolvido pelo TRT-4 (RS). Os robôs Paco e Pipa apoiarão atividades ligadas às secretarias de Turma. No TRT-8, a iniciativa vem sendo conduzida por servidores do Escritório de Projetos da Presidência, Secretaria de Tecnologia da Informação e coordenadorias de Turmas.

“Estabelecer uma rede com os demais tribunais e trazer as melhores soluções para o nosso regional é uma das nossas principais missões como laboratório de inovação”, explica Alex Santos, coordenador do Escritório de Projetos da Presidência do TRT-8. Os robôs têm como objetivo identificar e automatizar tarefas simples, volumosas e repetitivas para atividades fins do tribunal e traz como ganhos:

Reduzir o trabalho que demandaria muitos servidores para executar;

Evitar lesões por esforços repetitivos e desmotivação dos servidores ao realizar tarefas monótonas e de baixa complexidade;

Empregar de maneira mais eficiente a força de trabalho, permitindo que os servidores se dediquem à atividades mais complexas e que requerem análise crítica;

Uniformização de procedimentos e documentos;

Eliminar erros por desatenção;

Mitigar os efeitos do déficit no quadro de servidores;

Ganhar eficiência, celeridade e qualidade tanto nos procedimentos internos do tribunal como na prestação jurisdicional, resultando em benefícios para toda a sociedade;

Elevar a satisfação dos usuários em razão da otimização da força do trabalho e da segurança com relação à qualidade e agilidade dos procedimentos.

O robô Paco identifica os processos aptos para intimação de acórdão e confecciona os atos para todas as partes do processo com advogados cadastrados e procuradorias. Também pode intimar as partes sem advogados pelo DEJT ou ainda terceiros com advogados cadastrados, bastando para isso que essas opções sejam marcadas antes da execução do robô. A tarefa manual de produzir a intimação passará a ser executada pelo robô, permitindo maior agilidade e evitando as tarefas repetitivas.

Já o robô Pipa filtra os processos que estão na tarefa “aguardando sessão de julgamento” com chip “Parte com Procuradoria”, em uma data específica selecionada pelo usuário na interface. O robô faz a intimação via sistema para ciência da sessão de julgamento.
Na segunda fase serão liberados os robôs Gael e eCarteiro, com foco no trabalho das secretarias de Vara, com o intuito de reduzir as ações repetitivas no gerenciamento de alvarás e auxiliar no controle de correspondências pelo sistema eCarta.

Prêmio Inovação Judiciário Exponencial

O TRT-4 foi um dos vencedores da 3ª Edição do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial (Expojud) de 2022. O Tribunal ficou em 1º lugar na categoria "Inovação Tecnológica" com o projeto Automatiza TRT, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) em parceria com a Secretaria-Geral Judiciária do TRT-4. O objetivo do prêmio é reconhecer e incentivar projetos do Judiciário em prol da sociedade.

O projeto Automatiza TRT consiste em uma plataforma de robôs que desempenham diversas tarefas auxiliares nas áreas judiciária e administrativa do Tribunal. Atualmente existem 20 robôs, que já automatizaram tarefas que equivalem, em média, ao trabalho mensal de 25 servidores e que economizaram mais de 20 milhões de cliques dos usuários.

Os robôs promovem a automação de atividades repetitivas identificadas pelos próprios usuários e com a sua participação ativa, o que torna a implantação nas diversas áreas muito mais fácil e célere. Entre eles, destacam-se o Gael, que certifica, intima e registra no PJe os valores pagos por meio de alvarás eletrônicos; o Paco, que facilita a publicação de acórdãos; e o Preá, que realiza a autuação de precatórios e requisições de pequeno valor no PJe de segundo grau.

O TRT-4 foi representado na premiação pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência, Rodrigo Trindade de Souza, e pelos servidores Adolfo Marques Pereira (secretário-geral da Presidência), Rejane Carvalho Donis (diretora-geral do TRT-4), André Soares Farias (diretor da Setic), Igor Bochi (representando o diretor da Secretaria de Estratégia Judiciária, Geraldo Cruz Teixeira), Janina Alves Fagundes (assessora-chefe de Otimização de Processos), Pablo Paulo Lopes Barros (coordenador de Implantação de Sistemas) e Frederico Oliveira Cardoso (lotado na Divisão de Sistemas de Processo Eletrônico).

Fonte: TRT da 4ª Região (RS)
 

Rodapé Responsável DCCSJT