PJe-JT é destaque em palestras - CSJT2
17/10/2011 - O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi tema de duas palestras realizadas na última semana. A primeira delas, voltada a magistrados e servidores, ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) na última terça-feira (11/10). O projeto foi apresentado pelo secretário-geral da Presidência do TST, Juiz Rubens Curado, e pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) Alexandre Azevedo.
Na palestra, os magistrados deram destaque às vantagens do sistema, que trará agilidade para juizes, servidores, advogados e demais cidadãos que recorrem à Justiça do Trabalho. Também foram enfatizados os vários desafios futuros da fase de implantação do PJe-JT para o ano de 2012, principalmente as ações nas área de capacitação, comunicação, promoção à saúde, sustentabilidade do sistema, segurança da informação e cooperação. A mensagem principal foi a de que em um processo de grande mudança organizacional, é de suma importância se valorizar a pessoa, o ser humano, pois são elas que farão com que o PJe-JT seja uma realidade.
“As várias ações de implantação serão coordenadas por um grupo nacional, em parceria e colaboração com os grupos muldisciplinares constituídos pelos Tribunais Regionais. O objetivo é garantir que a implantação do sistema ocorra de forma segura, planejada, levando em consideração todas as particularidades das diversas regiões do país", afirmou o juiz Alexandre.
O Desembargador Ricardo Alencar Machado, Presidente do TRT da 10ª Região, destacou que é grande a ansiedade de todos pela implantação do PJe-JT na Justiça do Trabalho e que a 10ª Região abraçará com entusiasmo o projeto, que mudará a forma de se realizar a Justiça.
O PJe-JT também foi tema de painel do 13º Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas realizado na última quinta-feira (13/10) em Fortaleza- CE. As facilidades do sistema para advogados foram apresentadas pelo coordenador do comitê gestor do PJe-JT, desembargador Cláudio Brandão. Os presentes puderam visualizar e entender como funcionam os módulos de peticionamento e de cadastramento das partes. A necessidade de obter certificação digital para acesso foi reforçada como um requisito imprescindível para a segurança do sistema.
(Patrícia Resende/CSJT)
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







