Notícias

Voltar PJe-JT é implantado na Vara do Trabalho de Santa Inês-MA

18/10/2013 - Na manhã desta sexta-feira (18), foi realizada a solenidade de implantação do Sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na Vara do Trabalho de Santa Inês, 9ª VT do interior do Maranhão a receber o sistema. Na oportunidade, o advogado Crisanto da Costa Lima Filho protocolizou a primeira reclamação trabalhista eletrônica, que recebeu o número 0016000-34.2013.5.16.0007 e a audiência foi marcada para o dia 22 de janeiro de 2014.

O juiz Manoel Lopes Veloso Sobrinho, titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas e auxiliar do gabinete da presidência, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, destacou a importância da implantação do PJe na Vara de Santa Inês, oferecendo aos jurisdicionados um sistema novo, baseado em fluxos, que permite a automação e o melhor gerenciamento das atividades, além de utilizar ferramentas e servidores gratuitos da linguagem Java.

O juiz recitou “Mudanças e Travessias”, de Fernando Pessoa, para falar da “roupa nova” que a vara trabalhista passa a usar a partir de agora, porém recomendando: "Mas, não vamos esquecer o passado. Os processos antigos, existentes no papel, continuam a sua caminhada paralelamente ao PJe-JT. Não vamos esquecer a nossa principal tradição como Justiça Social próxima, muito próxima, das partes litigantes, seja nas salas de audiência ou nos balcões de atendimento. Não vamos esquecer e muito menos abandonar esse lado tipicamente humano e humanizante da Justiça do Trabalho. O atendimento presencial continua pleno".

A titular da Vara do Trabalho de Santa Inês, juíza Fernanda Franklin da Costa Ramos Barbosa, referindo-se aos avanços tecnológicos que a sociedade conquista rapidamente, enfatizou o PJe-JT como irrenunciável na melhoria da prestação jurisdicional. "A dificuldade que enfrentaremos de princípio é típica de uma fase de implantação. No entanto, não temos dúvida de que será superada com o auxílio do imenso suporte técnico de segurança de informação e, sobretudo, de boa vontade. Esta última, característica indispensável à adaptação a qualquer realidade nova. O PJe é a ferramenta para que caminhemos de mãos dadas com o tempo, usando a tecnologia para o homem, na busca pela distribuição da justiça social", destacou. Leia mais.

Fonte: TRT-MA

Rodapé Responsável DCCSJT