Notícias

Voltar Presidente do CSJT participa da 3ª reunião ordinária do Coleprecor em Brasília

Entre os assuntos abordados, o ministro Brito Pereira destacou a formação da proposta orçamentária da Justiça do Trabalho para 2020.

O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, participou, na manhã desta quarta-feira (24), da abertura da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), realizada no TST, em Brasília. Entre os assuntos abordados, o ministro destacou a formação da proposta orçamentária da Justiça do Trabalho para 2020.

Segundo o presidente, diante do fato de que o Poder Judiciário não contará com o aporte de 0,25% do Poder Executivo em 2020, a adequação e a redução das despesas já vêm sendo implementadas desde 2016, mas requerem continuidade e firmeza ainda maior no ano de 2019. “A luz amarela se acendeu e devemos mais do que nunca fiscalizar a execução orçamentária e ajustar a nossa capacidade de gestão”, afirmou.

Projetos Nacionais

O presidente aproveitou o tema orçamento e solicitou aos presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que direcionem maior força de trabalho para a conclusão, ainda neste ano, dos projetos nacionais da Justiça do Trabalho, como o Sistema de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (Sigep) e o Sistema de Gestão Orçamentária (Sigeo).

“Se conseguirmos concluir esses projetos ainda neste ano, nós vamos economizar em 2020 com passagens e diárias, pois haverá a possibilidade de trabalhar remotamente”, disse. “A conclusão desses módulos é estratégica para a Justiça do Trabalho”, completou.

Justiça exemplar

Convidado para participar da mesa de abertura e comentar sobre as atividades da Corregedoria Nacional de Justiça, o corregedor nacional, ministro Humberto Martins, fez questão de deixar registrada sua admiração com a atuação exemplar da Justiça do Trabalho.

“Deixo registrado meu testemunho e admiração com a atuação exemplar da Justiça do Trabalho”, disse. “É uma atuação eficiente, célere e produtiva, tendo como instrumento maior o jurisdicionado e o cidadão brasileiro”, completou.

CGJT

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, também fez um balanço de sua atividade nas correições ordinárias nos TRTs e elogiou o compromisso das corregedorias regionais em adotar as providências recomendadas. “Digo aos aqui presentes que a cada dia só cresce o meu orgulho de pertencer ao ramo com maior responsabilidade social do poder judiciário”, ressaltou.

Outro destaque dado pelo corregedor é o empenho da Justiça do Trabalho, mediante a qualificação dos servidores,  para que cada vez mais a  solução dos conflitos se dê por meio das conciliações, uma vez que a Justiça do Trabalho é a que mais concilia. “Estamos formando servidores com espírito conciliador. Quase 28% das ações ajuizadas na Justiça do Trabalho hoje resultam em conciliação”, finalizou.

Além dos ministros Brito Pereira, Humberto Martins e Lelio Bentes, a mesa de abertura foi composta pela presidente do Coleprecor, desembargadora Eliney Bezerra Veloso, do TRT da 23ª Região (MT), e pelo vice-presidente do Coleprecor, Desembargador Sérgio Murilo Rodrigues, do TRT da 9ª Região (PR).

Confira as fotos da reunião.

(AJ)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT