Presidente do TST e do CSJT faz visitas institucionais a TRTs no Nordeste - CSJT2
O ministro esteve nos TRTs da 6ª Região (PE) e da 13ª Região (PB)
4/6/2024 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho realizou, na última semana, visitas institucionais aos Tribunais Regionais do Trabalho da 6ª Região (PE) e da 13ª Região (PB). Nos encontros, ele conheceu projetos sociais e participou de roda de conversa sobre trabalho infantil e aprendizagem.
TRT-6 (PE)
No TRT-6, o ministro teve contato com alguns programas de inclusão e acessibilidade desenvolvidos. Um deles é o de Jovem Aprendiz, que busca proporcionar formação técnico-profissional para pessoas em vulnerabilidade social, jovens egressos de instituições socioeducativas e pessoas com síndrome de Down. Também foi apresentado a algumas das ações do Subcomitê de Igualdade de Gênero, Raça, Diversidade e Equidade, entre elas o curso de letramento racial e o e-book com orientações sobre palavras e expressões racistas e como substituí-las.
Outro projeto apresentado ao presidente foi o de formação de um corpo permanente de voluntários que apoia o projeto Casa Vincular, que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, em aspectos como refeições, higiene, assistência à saúde e na área jurídica. O Tribunal também arrecada donativos em situações específicas, como ocorre atualmente com as enchentes do Rio Grande do Sul. O combate ao tráfico de pessoas e a linguagem simples também estiveram na agenda da visita.
TRT-13 (PB)
Na Paraíba, Lelio Bentes visitou o Fórum Maximiano Figueiredo e o Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), em João Pessoa, e o Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, onde participou de uma roda de conversa sobre trabalho infantil com crianças. Nos dois dias da visita, ele pôde verificar, de perto, a atuação do TRT-13 no tocante aos projetos de cunho social em desenvolvimento e debater com magistrados, servidores e terceirizados do Tribunal, membros do MPT e o público em geral temas caros à Justiça do Trabalho. O ministro foi, ainda, homenageado por sua reconhecida atuação.
O presidente do TST também esteve presente na aula do Programa Emprega Margaridas que orienta e empodera migrantes venezuelanas, e assistiu a uma apresentação do trecho da peça protagonizada pelos integrantes do Projeto Ruas que Falam. Após conhecer essas ações, conversou com jovens aprendizes e estagiários do TRT-13, que compartilharam as suas experiências. Ao fim da visita, foi homenageado, sendo o primeiro a receber o Selo Diversidade e Inclusão do TRT-13, um reconhecimento a empresas e pessoas que adotam práticas inclusivas, valorizando a diversidade em todas as suas formas.
Com informações do TRT-6 e do TRT-13