Notícias

Voltar Procedimentos de gestão orçamentária e gestão de pessoas são debatidos no Coleprecor


 

Foi lançado, nesta sexta-feira (15), o Portal de Administração Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho, uma ferramenta a mais no compartilhamento de informações no âmbito no Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (Sigeo). Essa foi apenas uma das iniciativas de padronização debatidas na 4ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), em Aracaju (SE). A expansão do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigep-JT) também esteve no foco das discussões.

Criado em 2014 pelo TRT da 20ª Região, o Sigeo visa padronizar os meios de administração de recursos orçamentários, possibilitando a operacionalização on-line. Segundo o diretor-geral do TRT da 20ª Região, Tadeu Nascimento, por se adequar a vários sistemas de gestão no país, o Sigeo sozinho não conseguiria abarcar todas as soluções possíveis. “Novos módulos foram agregados. E, para que estejam disponíveis de forma prática a quem utiliza o sistema, foi criado o portal”.

A padronização de informações possibilitará aos gestores o acompanhamento mais efetivo do andamento da execução orçamentária, acessando saldos e empenhos, e fazendo uso de painéis, gráficos e tabelas. Representando o presidente do CSJT e do TST, ministro Brito Pereira, a secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott, explicou como funcionará o portal. “A comunicação será feita diretamente com o Ministério do Planejamento, em tempo real”, esclareceu.

Além do Sigeo, O Sigep-JT é outra ferramenta que tem o objetivo de manter informações on-line disponibilizadas de forma facilitada. O sistema, que teve origem no TRT da 2ª Região, foi amplamente debatido na reunião. Ele vem sendo disponibilizado aos demais TRTs do país desde 2014 em substituição ao Siape, visando à unificação de dados de magistrados e servidores. Em abril deste ano, um acordo de cooperação técnica foi assinado entre o ministro Brito Pereira e o presidente do TRT da 2ª Região para unificação das informações de toda a Justiça do Trabalho.

Para o desembargador Thenisson Dória, presidente do TRT-20, órgão que sediou o Coleprecor, o compartilhamento de informações é o caminho para a administração eficiente. “A Justiça do Trabalho tem que estar cada vez mais unida”, concluiu.

(RT – Divisão de Comunicação do CSJT - com informações do TRT2 e Coleprecor)

Rodapé Responsável DCCSJT