Notícias

Voltar Projeto do TRT-1(RJ) está entre os selecionados da segunda fase do Programa Startups JT

O E-Garimpo automatiza a localização de valores esquecidos em contas judiciais no Projeto Garimpo.

Entrada do edificio-sede do TRT da 1ª Região (RJ). (Foto: TRT-1)

Entrada do edificio-sede do TRT da 1ª Região (RJ). (Foto: TRT-1)

6/6/2023 - Desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), o projeto e-Garimpo está entre as iniciativas selecionadas para a segunda fase do Programa Startups JT, iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que visa colher boas ideias do público interno da Justiça do Trabalho para acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária.

A iniciativa traz automação do Projeto Garimpo, solução que localiza valores esquecidos em contas judiciais para disponibilizá-los a processos de execução. Sem a automação desenvolvida pelo e-Garimpo, são necessários vários(as) juízes(as) e servidores(as) para localizar, classificar e disponibilizar os recursos esquecidos. É um trabalho manual para analisar e cruzar os dados em inúmeras planilhas, com incontáveis informações de processos de execução e inscrições no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Automação

Com o e-Garimpo, tudo isso é simplificado, havendo a completa automação desses procedimentos, os quais são finalizados com a indicação para que a vara do Trabalho ofertante transfira o crédito localizado diretamente para a vara do Trabalho recebedora. A iniciativa agiliza a vida de quem precisa arquivar um processo ainda com saldo e a de quem necessita de recurso para finalizar a execução.

O e-Garimpo é uma iniciativa da Corregedoria Regional, com a participação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-1 e de mais dois servidores do tribunal.

Acesse o portal do programa para conhecer e avaliar as 20 startups selecionadas.

Fase de Lapidação

O e-Garimpo foi uma das 20 startups selecionadas para a segunda fase do Programa Startups JT. Ao todo, a primeira fase recebeu 76 iniciativas, que foram analisadas por uma comissão avaliadora. Para efeitos do programa, é considerada uma startup um grupo de três a cinco pessoas do quadro da Justiça do Trabalho que estejam reunidas em torno de uma ideia que busque inovação ou o aprimoramento de modelos de trabalho existentes.

Veja também: Startups da fase de lapidação farão apresentação em webinário na próxima semana

Subcomitê de Inovação do TRT-1

A participação do e-Garimpo no Programa Startups JT foi idealizada pelo Subcomitê de Inovação do TRT-1 (RJ). Criado em fevereiro deste ano, o grupo, que é formado por três magistrados(as) e sete servidores(as), teve sua primeira reunião no início deste mês, quando, dentre outros temas, foram avaliados os projetos do TRT-1 que se enquadrariam no programa Startup JT.

Com informações do TRT da 1ª Região (RJ)

Rodapé Responsável DCCSJT