Notícias

Voltar Sala de Monitoramento do PJe possibilita a verificação da saúde do sistema em cada Regional




(19/09/2017)

A Sala de Monitoramento do Processo Judicial eletrônico (PJe) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) foi modernizada e agora possibilita que os servidores verifiquem, em tempo real, o funcionamento do sistema de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

“As quatro telas de monitoramento permitem um acompanhamento amplo, dinâmico e mais ágil”, explica a secretária-geral do CSJT, Márcia Sott. “Contávamos apenas com um televisor e isso dificultava o acompanhamento do PJe nos 24 TRTs. Agora, podemos visualizar em tempo real os problemas que podem surgir e buscar uma solução”, complementa.

De acordo com o coordenador-técnico do Processo Judicial eletrônico do CSJT, Christiano Carvalho, essa ferramenta possibilita que o Conselho notifique o TRT no momento imediatamente após a ocorrência do contratempo. “Podemos visualizar determinados comportamentos do PJe e entrar em contato com Regional para solicitar um ajuste específico caso necessário”, esclarece.

O coordenador explicou que o monitoramento da disponibilidade é feito apenas no ambiente externo, utilizado por advogados, cidadãos e usuários externos. “Monitoramos se o público externo está enfrentando dificuldades para acessar a plataforma”, complementa. Segundo Carvalho, quando existe um incidente de indisponibilidade, o TRT deve tomar conhecimento para fazer as correções necessárias e deve também emitir uma certidão de indisponibilidade, que é um informativo on-line para que o usuário saiba do problema.

A Sala de Monitoramento tem como objetivo dar suporte para os TRTs de forma remota e também monitorar os ambientes internos no que tange ao desenvolvimento e a evolução contínua do PJe, podendo verificar os erros e corrigi-los. Carvalho salientou que os 24 TRTs têm acesso à ferramenta de monitoramento e deve possuir uma equipe de incidentes para fazer a análise, o monitoramento e atuar diretamente no PJe correspondente. “Não é responsabilidade da Coordenadoria Técnica do Processo Judicial eletrônico do CSJT (CTPJe) nem do CSJT tomar algum tipo de ação para solucionar os problemas no sistema. Apenas prestamos suporte ao Regional que está com incidente em produção para auxiliar na solução”, comenta o coordenador.

Além da disponibilidade do sistema, também é possível visualizar quantas sessões estão ativas, o número de usuários conectados em cada regional, e se existem gargalos nos horários de pico de uso do sistema. Para a secretária-geral do CSJT, com essa ferramenta, “a equipe fica mais motivada porque tem os equipamentos necessários para trabalhar”.

(Nathalia Valente/ RT e GR)

 Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907


Rodapé Responsável DCCSJT