SDI-1 do TRT-RS já recebeu 783 processos pelo PJe-JT - CSJT2
SDI-1 do TRT-RS já recebeu 783 processos pelo PJe-JT
A 1ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) apreciou, em sessão de julgamento realizada na última segunda-feira (26), mais 44 processos que tramitam pelo Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Foram 25 mandados de segurança e 19 agravos regimentais. O colegiado recebe estas modalidades processuais por via eletrônica desde setembro de 2012. Ao completar quase um ano da implantação do sistema, a SDI-1 já conta com 783 processos com tramitação pelo PJe-JT. As sessões de julgamento do colegiado são acompanhadas por servidores do Grupo de Implantação do sistema na 4ª Região, que prestam assistência técnica aos magistrados e servidores.
Conforme a presidente da SDI-1, desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, a possibilidade de tramitação eletrônica dos processos trouxe muita celeridade no andamento das demandas, já que eliminou muitas movimentações físicas que eram necessárias quando os autos eram de papel. "Se pensarmos em um processo que precisava andar de um prédio a outro e hoje essa movimentação é feita com cliques no computador, o ganho de tempo é evidente", avalia a magistrada.
Entretanto, na opinião da desembargadora, o PJe-JT ainda necessita de melhorias, principalmente para facilitar o andamento das sessões de julgamento. Segundo a magistrada, o sistema ainda é pouco intuitivo e exige muitas etapas na realização de uma tarefa, o que torna o manejo mais lento. "Na pauta das sessões, colocamos o mesmo número de processos que colocávamos antes do PJe-JT, mas a duração dos julgamentos tem sido bem maior", destaca. Como exemplo de melhoria a ser implementada, a desembargadora cita o editor de textos do sistema. "Precisamos salvar o documento toda a hora. Isso deveria ser automático", sugere.
O desembargador Cláudio Antonio Cassou Barbosa, presidente da Comissão de Informática do TRT4 e responsável pelas demandas relativas ao PJe-JT na 4ª Região, destaca a dedicação e o pioneirismo da SDI-1 na implantação do Processo Eletrônico na 2ª instância da Justiça do Trabalho gaúcha. O magistrado salienta o esforço realizado pela presidente Ana Luiza Heineck Kruse e pelos demais desembargadores e juízes convocados que compõem o colegiado, bem como dos servidores responsáveis pela parte administrativa da Seção. "Este trabalho tem permitido a pronta prestação jurisdicional, o que se expressa no número de sessões e de processos julgados, desde a implantação em setembro de 2012", elogia.
Segundo Cassou, o trabalho do órgão julgador demonstra a viabilidade da operação com o PJe-JT e tem sido importante na construção de soluções e melhorias no sistema. "Esta experiência é fundamental, para junto ao CSJT e ao CNJ buscarmos uma solução mais adequada para as sessões de julgamento no processo eletrônico", afirma o magistrado.
(Fonte: TRT 4)
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







