Notícias

Voltar Seminário Trabalho Seguro discutiu doenças ocupacionais na manhã desta sexta (20)

 

A manhã desta sexta-feira (20) do II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST), contou com discussões a respeito de ergonomia, doenças ocupacionais, adoecimento psíquico e engenharia de segurança do trabalho.
 
O primeiro conferencista do dia foi o médico do trabalho Hudson de Araújo Couto. Ele falou sobre a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais no sistema de gestão de risco. Para ele, entre os motivos do alto investimento em ergonomia na atualidade está a sustentabilidade. “É preciso investir em soluções ergonômicas para evitar desperdício de dinheiro das empresas”, defendeu Couto.
 
Em seguida, o painel “Medidas Preventivas de Acidente do Trabalho” contou com exposições do coordenador do curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Antônio Barros Oliveira, do coordenador e professor do Setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM/USP), Duílio Antero de Camargo, e de Béda Barkokébas Júnior, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Enginyeria de Camins, Canals i Ports pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC/Espanha) e professor associado da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
 
Painel
Oliveira apresentou a palestra “A Prevenção dos Acidentes e Doenças Ocupacionais diante das Transformações do Mundo do Trabalho”. Para ele, trabalho forçado causa doenças, e o funcionário desabilitado perde espaço, motivação e capacidade laborativa. “Trabalhador cansado não produz”, disse. 
 
Já Duílio, na palestra “A Prevenção do Adoecimento Psíquico Laboral”, contou como os fatores psicossociais de risco no trabalho influenciam a atividade humana, tais como excesso de atividades, pressão de tempo e trabalho repetitivo, conflito, metas inatingíveis e falta de apoio social e à família.
 
Para encerrar a manhã de palestras, Béda falou sobre a contribuição da engenharia de segurança do trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Segurança no trabalho é um conjunto de técnica e procedimento que tem o objetivo de diminuir os riscos de acidentes de trabalho”.
 
Ao vivo
Todas as palestras do Seminário serão transmitidas ao vivo pelo canal do TST no Youtube. Para ter acesso à transmissão, clique aqui.
 
Serviço
II Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Data: 18, 19 e 20 de setembro de 2013 
Local: Tribunal Superior do Trabalho, Bloco "B", Térreo, Plenário "Ministro Arnaldo Lopes Süssekind". Brasília - DF.
Endereço: SAF Sul, Q. 8, Lote 1, Bloco A/B. Brasília – DF. CEP 70070-600
 
Fonte: Ascom CSJT

Rodapé Responsável DCCSJT