Notícias

Voltar Servidores da Justiça do Trabalho se reúnem em Campinas (SP) para terceira fase de desenvolvimento da Wiki do segundo grau

O encontro atende uma solicitação da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e contou com representantes de 20 Tribunais Regionais do Trabalho.

Equipe esteve reunida no TRT da 15ª Região (Campinas/SP). (Foto: TRT-15)

Equipe esteve reunida no TRT da 15ª Região (Campinas/SP). (Foto: TRT-15)

24/11/2023 - Secretários-gerais judiciários e servidores (as) de 20 Tribunais Regionais do Trabalho se reuniram, na última terça e quarta-feira (21 e 22), na Escola Judicial do TRT-15 (Campinas/SP) para a realização da terceira fase de desenvolvimento do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Segunda Instância. 

O grupo de trabalho, formado ao todo por 35 participantes, efetuou tarefas e trabalhos colaborativos de criação da nova ferramenta de gestão de conhecimento, que vai descrever e orientar as rotinas do fluxo do processo de natureza recursal. O encontro atende uma solicitação da corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa.

Projeto Wiki

O projeto Wiki é inspirado na enciclopédia colaborativa “Wikipédia”, criada a partir de software livre, de código aberto e hospedada na internet. Com base no mesmo princípio, a Wiki de primeiro e segundo graus também é elaborada de forma colaborativa pelos TRTs e reúne, em um só lugar, todos os procedimentos do fluxo processual, constituindo um grande manual eletrônico da Justiça do Trabalho.

Idealizado pela Corregedoria Regional do TRT da 15ª Região, o Projeto Wiki foi apresentado ao Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em 2017 e encampado em âmbito nacional no ano seguinte pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O TRT-15 é responsável pelo grupo técnico de criação, atualização e manutenção da plataforma tanto no primeiro quanto no segundo grau de jurisdição. 

Wiki para o 2º grau

Assim como já ocorre no primeiro grau de jurisdição, a Wiki-2G centralizará na internet os principais conteúdos relativos às normas institucionais e aos procedimentos comuns nos TRTs, buscando facilitar e otimizar as rotinas de trabalho na segunda instância. “Nas etapas anteriores do projeto, foram definidas 34 páginas para serem construídas nesta terceira fase”, explicou o servidor Paulo Almeida, gerente do projeto da Wiki-2G.

A desembargadora do TRT-15 Ana Paula Pellegrina Lockmann, coordenadora nacional do sistema, reforçou que a Wiki é um projeto ambicioso iniciado há mais de cinco anos, que vem se consolidando de maneira autônoma como ferramenta efetiva da Justiça do Trabalho. Segundo ela, os resultados dessa etapa vai permitir a aceleração da expansão da plataforma Wiki como ferramenta ágil de informações e consultas de servidores e magistrados da Justiça do Trabalho que atuam em segunda instância.

“Estamos na terceira fase do cronograma previamente definido no Termo de Abertura de Projeto (TAP) para o segundo grau”, disse “Já tivemos a apresentação do fluxo, a reunião presencial em Brasília com a revisão e validação e, seguimos neste encontro, para a alimentação das páginas da Wiki-2G”, assinalou.

Com informações do TRT da 15ª Região (Campinas/SP)

Rodapé Responsável DCCSJT