Notícias

Voltar Transformação digital no serviço público foi tema de encontro virtual de liderança digital para mulheres

A secretária adjunta na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Luanna Roncaratti, apresentou a experiência do gov.br.

Print da tela de apresentação da servidora Luanna Roncaratti.

Print da tela de apresentação da servidora Luanna Roncaratti.

21/9/2023 - A 7ª edição do Ciclo de Encontros Virtuais: Liderança Digital para Mulheres foi realizada nesta quinta-feira (21). A apresentação do tema “A transformação digital no serviço público - A experiência do Gov.Br” ficou por conta de Luanna Roncaratti, secretária adjunta na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Roncaratti é uma das servidoras responsáveis pelo Gov.Br, plataforma digital que reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Durante a apresentação, ela abordou os conceitos e referências relacionados à transformação digital, sobre a evolução das políticas de governo digital no Brasil, bem como acerca das ferramentas e componentes do governo digital e como evoluir serviços digitais.

Luana Roncaratti. Mulher parda, com cabelos longos e encaracolados. Transformação digital

De acordo com a servidora, a transformação digital é o fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Esse fenômeno, segundo ela, envolve abordagens abertas e orientadas pelo usuário, transformações nos processos e operações e é uma nova fonte de crescimento, eficiência e relevância no atual mundo cada vez mais digital. 

“Somos cidadãos do século XXI, fazendo o melhor que podemos para interagirmos com instituições criadas no século XIX, baseadas em tecnologia da informação do século XV”, disse. “A transformação digital tem sido buscada não apenas no setor privado, mas também pelo setor público. Governos e organizações do setor público estão adotando tecnologias novas e emergentes para a formulação de políticas, a entrega de serviços e a criação de valor público”, completou.

Ao falar sobre transformação digital de serviços, a secretária destacou que serviços públicos são ações da administração pública para atender as demandas da sociedade, relativas ao exercício de direitos ou ao cumprimento de deveres. Desse modo, em uma sociedade moderna e digital, os governos precisam também seguir o mesmo modelo.

“Os serviços públicos realizam entrega de produto ou benefício a um usuário ou usuária, diretamente ou por meio  de intermediários, a partir de uma ou mais interações com o poder público”, disse. “Essa transformação busca por governos mais dinâmicos e próximos da população, utilizando as tecnologias digitais para catalisar forças sociais e dinâmicas produtivas, para benefício da sociedade”, completou.

Interoperabilidade do Gov.Br

Sobre o Gov.Br, a secretária explicou que a aplicação tem como propósito promover uma infraestrutura de identificação segura, centrada nas pessoas e adequada aos arranjos federativos. De acordo com ela, a ferramenta proporciona ao Brasil uma arquitetura para uso nos serviços públicos ou privados, gerando uma vantagem de “interoperabilidade”. 

“A interoperabilidade é a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto para trocar informações de maneira eficaz e eficiente. Ela viabiliza a comunicação, a difusão, a transferência, a interconexão, a reprodução, a transmissão, a distribuição, a recepção ou compartilhamento de dados entre os sistemas, considerando os aspectos normativos, organizacionais, semânticos e técnicos”.

Liderança Digital para Mulheres

O Ciclo de Encontros de Liderança Digital para Mulheres tem o objetivo de fomentar a participação de magistradas e servidoras na área da Tecnologia da Informação no Judiciário Trabalhista e busca desmistificar tabus e incentivar a participação feminina em um tema estratégico para as organizações.

Predominantemente ministrados por profissionais femininas com grande destaque nesse campo, os encontros mensais buscam ampliar o engajamento e a aproximação do público-alvo, trazendo uma perspectiva de mulheres falando para mulheres.

Os encontros são realizados para as inscritas em uma sala de transmissão da plataforma Zoom. Em breve informações sobre a 8ª edição do evento serão divulgadas.

(Nathalia Valente/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT