Notícias

Voltar TRT-13 (PB) forma primeira turma do programa Empregabilidade na Diversidade

19 mulheres e homens trans foram formados em cursos de Hotelaria e Turismo, Empreendedorismo, Cumim e Auxiliar de Cozinha.

Alunas e aluno de beca comemorando a formação na frente da sede do TRT-13 (PB). (Foto: Ascom TRT-13)

Alunas e aluno de beca comemorando a formação na frente da sede do TRT-13 (PB). (Foto: Ascom TRT-13)

15/4/2023 - Nesta segunda-feira (14), o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) realizou cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Empregabilidade na Diversidade. Nesta primeira turma, 19 mulheres e homens trans foram formados em cursos de Hotelaria e Turismo, Empreendedorismo, Cumim e Auxiliar de Cozinha, em parceria com instituições como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Sebrae/PB e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Paraíba (Abrasel Paraíba).

Conduzida pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), a iniciativa promove acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade por meio do diálogo com as empresas, sempre destinando seus esforços a parcelas da população em situação de vulnerabilidade social.

Discurso e prática

Durante a formatura, o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, esteve presente e falou sobre a concepção do programa “O que está acontecendo hoje foi pensado há cerca de 2 anos, quebrando a cabeça para saber como a gente iria tirar essa ideia de inclusão do papel, do discurso e incluir na prática, tornar o discurso algo concreto”, contou o presidente. 

Buscando concretizar as ações de inclusão, o TRT-13 se inspirou em iniciativas como o Projeto Cozinha e Voz promovido pela Organização Internacional do Trabalho - OIT Brasil e o “Mais Um Sem Dor” de Goiás. Ambos projetos de empregabilidade voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O evento, que contou com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do TRT-13, teve apresentação do grupo Maracatu Quilombo Nagô abrindo a cerimônia e terminou com falas potentes dos palestrantes convidados sobre diversidade e inclusão.

Apoio

O formando Alexander Filgueiras falou sobre a importância do apoio das empresas para recepcionar as pessoas trans no mercado de trabalho, lembrando aos presentes que elas, pessoas trans, são uma força poderosa que traz consigo a diversidade e impulsiona a criatividade, a inovação e o sucesso nos negócios. Alexander, também, convidou os presentes a irem além das aparências ao considerarem a contratação de uma pessoa trans. 

“Reconheçam que nosso valor não se limita à nossa identidade de gênero, mas se estende a todas as nossas capacidades, nosso comprometimento, nosso profissionalismo e nossa dedicação tanto para com o exercício da função quanto para contribuirmos para a sociedade", disse. "Empresários, vocês têm o poder de moldar o futuro, de serem agentes de mudança. Incluir pessoas trans em suas equipes não é apenas um ato de responsabilidade social, não é apenas por um selo, mas também uma estratégia inteligente para o crescimento e inovação”, completou.

Palestras

Após a entrega dos certificados de conclusão aos participantes do Empregabilidade na Diversidade, a transativista, consultora em diversidade e inclusão e integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Campina Grande, Laura Brasil e uma dos pioneiros no que diz respeito à diversidade e inclusão no ambiente corporativo no Brasil, o educador Reinaldo Bulgarelli apresentaram palestras que contribuíram para o debate e a reflexão sobre a questão da empregabilidade de pessoas LGBTQIA+.

Programa Empregabilidade na Diversidade

O objetivo do Programa Empregabilidade na Diversidade, para além de oferecer formação e instrução às mulheres e homens trans participantes, é estabelecer uma ponte entre estes profissionais e o mercado de trabalho. Por um lado, garantir empregos seguros e dignos a uma população que encontra dificuldade de inserção no mercado formal, por outro, chamar a atenção das empresas para a importância de promover a inclusão, mostrando que o processo pode ser vantajoso para todas as partes envolvidas.

O processo até a formatura durou cerca de dois meses, iniciado no final do mês de junho de 2023. Além das aulas de cozinha, hotelaria e turismo e empreendedorismo, também foram realizadas uma série de ações de acolhimento, incluindo oficinas sobre trabalho seguro, oratória, organização de currículo e escuta psicológica, além de oferta de serviços como retificação de documentos e cadastro em serviços de assistência social, em parceria com instituições como a Defensoria Pública do Estado da Paraíba e o Programa CadÚnico.

O Programa Empregabilidade na Diversidade se insere no conjunto de ações promovidas pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. No ano de 2023, o tema proposto pelo referido programa foi “Democracia e Diálogo Social como ferramentas para construção de meio ambiente de trabalho saudável e seguro”.

Fonte: TRT da 13ª Região (PB)

Rodapé Responsável DCCSJT