Notícias

Voltar TRT-13 (PB) lança versão acessível do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho

Chamado de DEJT_a, trata-se do primeiro do país a apresentar todo o conteúdo em HTML, facilmente interpretado por meio de tecnologias assistivas.

Print da tela do DEJT no portal do TRT da 13ª Região (PR).

Print da tela do DEJT no portal do TRT da 13ª Região (PR).

19/4/2023 - O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) disponibilizou na última semana as primeiras versões totalmente acessíveis dos seus cadernos judiciais e administrativos. O DEJT_a é elaborado a partir das publicações do TRT-13 por meio de seus cadernos extraídos do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), oferecendo suporte para tecnologias assistivas. O objetivo é tornar o documento totalmente inclusivo, abarcando pessoas cegas e com baixa visão e pessoas surdas, com a interpretação em Libras realizada por meio de software automatizado.

A iniciativa é mais uma das medidas que promovem maior acessibilidade nos portais do TRT paraibano e visa transformar as edições dos diários do formato PDF para HTML. O formato HTML possibilita a interpretação de seu conteúdo por meio de tecnologias assistivas, permitindo assim o acesso por pessoas com deficiência visual, através de softwares leitores de tela (voz), e por pessoas com deficiência auditiva, que podem se beneficiar do recurso de interpretação em Libras.

Diretrizes de acessibilidade

A implantação do DEJT_a alinha-se à Resolução 401, de 16 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que traça diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e ao projeto nacional de melhorias do DEJT. Além disso, alinha-se com as diretrizes da atual administração do TRT-13, sob a presidência do desembargador Thiago Andrade.

Na equipe de implementação, estão o gestor de publicação e documental eletrônica do Núcleo de Publicações (Nupi) e gestor regional do DEJT, Rômulo Carvalho, além do apoio da Secretaria da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), por meio Coordenadoria de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas (CDSS). “Foi o motivo pelo qual acabamos por dar o pontapé inicial para entregar mais uma alternativa de acesso àqueles que necessitam tomar conhecimento de maneira assistiva, do conteúdo dos diários”, afirmou o gestor do Nupi, Rômulo Carvalho.

Formato HTML

No início do ano, o formato HTML já havia sido implantado nos documentos existentes nas normas internas, como atos, portarias, resoluções, através do Ato TRT13 SGP nº 019/2023. O o DEJT_a fecha o ciclo da disponibilização destes documentos no mesmo formato. A versão do DEJT_a é disponibilizada sempre às 19h30 de cada dia útil e é produzida automaticamente através de rotina desenvolvida pela CDSS da Setic, a partir do arquivo PDF das edições extraídas do sistema nacional DEJT.

“A equipe técnica ainda está trabalhando para uma melhor interface da versão HTML com os usuários, o que poderá ocorrer em pouco tempo”, enfatizou o Coordenador de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas da Setic, Emerson Araújo. Os testes foram realizados no navegador Google Chrome (recomendado) e contaram com o apoio voluntário do cientista da computação e deficiente visual vinculado ao Instituto dos Cegos da Paraíba, Guilherme Guimarães.

Novas soluções de acessibilidade

Com o intuito de proporcionar maior acessibilidade aos documentos internos e ao DEJT_a, o TRT-13 adquiriu recentemente a ferramenta Rybená, que transforma textos do português para Libras e Voz, permitindo o acesso a conteúdo online aos surdos, pessoas com deficiências intelectuais, analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldades de leitura e de compreensão de textos.

Com informações do TRT da 13ª Região (PB)

Rodapé Responsável DCCSJT