TRT-BA vai priorizar processos mais antigos e reforçar força-tarefa nos Gabinetes - CSJT2
O objetivo é cumprir a Recomendação nº 14 da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e melhorar a prestação dos serviços do TRT-BA. A meta é reduzir e concluir os processos antigos pendentes.

10/2/2026 - A Presidência e a Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) se reuniram na manhã desta segunda-feira (9/2) com chefes de Gabinetes do Tribunal e com diretores de Turmas. O encontro tratou de medidas para acelerar o andamento dos processos mais antigos.
O objetivo é cumprir a Recomendação nº 14 da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e melhorar a prestação dos serviços do TRT-BA. A meta é reduzir e concluir os processos antigos pendentes.
Também foram discutidas a resolução que prevê o envio automatizado de processos ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejusc-2) e a força-tarefa já implementada e em funcionamento no TRT-BA. A iniciativa conta com a atuação de juízes convocados para auxiliar os Gabinetes que enfrentam déficit de servidores, com foco na redução do acervo de processos.
A presidente do TRT-BA, desembargadora Ivana Magaldi, afirmou que a qualidade e a celeridade dos serviços são prioridades da sua gestão. Ela destacou os resultados positivos alcançados pelo Tribunal no último ano, com redução de prazos e aumento da eficiência.
Segundo a presidente, o Tribunal enfrenta déficit de servidores e não há previsão de recomposição do quadro. “Precisamos nos reinventar”, afirmou. A magistrada ressaltou que a reunião é um espaço aberto para sugestões e adoção de boas práticas.
A vice-presidente, desembargadora Suzana Inácio, reforçou a proposta. “Nosso objetivo comum é uma prestação jurisdicional célere e de qualidade”, disse.
Conciliação e força-tarefa
Resolução publicada pelo TRT-BA define critérios objetivos para o envio de processos ao Cejusc-2. Por meio de automação, com o Robô Concilia 2, os processos que atendem aos critérios são encaminhados diariamente ao setor de conciliação.
Para a presidente, a ferramenta reforça o compromisso do Tribunal com a inovação. Segundo ela, o Robô Concilia 2 alia tecnologia e eficiência e contribui para uma Justiça do Trabalho mais célere, moderna e acessível.
A força-tarefa é outra medida para melhorar o serviço e reduzir o acervo do 2º Grau. O número de servidores nos Gabinetes não aumentou nos últimos anos. Com a iniciativa, Gabinetes com déficit de pessoal receberam, por três meses, o auxílio de um servidor para auxiliar na atividade fim. A finalidade é reduzir o volume de processos no 2º Grau.
Fonte: TRT da 5ª Região
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







