Notícias

Voltar TRT da 23ª Região (MT) é pioneiro na Justiça do Trabalho na compensação de 100% dos gases do efeito estufa

Iniciativa foi coordenada por servidora

 A medida pioneira visa mitigar os impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas pelo órgão.

Foto ilustrativa: pote de moedas com uma planta dentro

01/03/2024 - Com a aquisição de 205 créditos de carbono certificados, o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) se tornou o primeiro tribunal da Justiça do Trabalho a compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEE). A medida pioneira visa mitigar os impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas pelo órgão.


A aquisição dos créditos de carbono foi concluída em dezembro de 2023 e se refere às emissões de gases de efeito estufa de 2022.Todo esse processo de cálculo e compensação das emissões foi coordenado pela servidora Natalia Pansonato, ex-chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, que contou com o apoio fundamental da Diretoria Geral, Coordenadoria de Contratações, Secretaria Jurídica e também da servidora Alessandra Tiemi da SISP.

Para compensar e neutralizar as emissões, o Tribunal comprou os créditos do projeto de redução de emissões de uma indústria de cerâmica do Tocantins, que substitui a biomassa não renovável (madeira nativa local) por biomassa renovável (casca de arroz). Esse processo reduz substancialmente as emissões de gases e resulta na geração dos créditos de carbono.

Segundo a atual chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-23, Carla Vasconcelos, a decisão de compensar as emissões de gases de efeito estufa reflete não apenas um compromisso com o meio ambiente, mas também uma postura que pode influenciar outros órgãos e instituições a seguirem o mesmo caminho.

“Este passo importante evidencia o papel ativo que as instituições públicas podem desempenhar na busca por soluções para os desafios ambientais enfrentados globalmente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e do mundo, em especial com o ODS 13 da Agenda 2030 da ONU”, explica.
 
Cálculo das emissões de carbono do TRT

Primeiramente foi realizado o inventário de carbono do exercício 2022, ou seja, foi calculada a quantidade de gases de efeito estufa emitida na atmosfera, resultado que é convertido em toneladas de gás carbônico equivalente.O cálculo mostrou que as atividades do TRT-23 geraram a emissão de 205 toneladas de CO2 equivalente.

Conforme Carla Vasconcelos, iniciativas como essa são essenciais para promover a sustentabilidade e preservar o planeta para as gerações futuras. “O TRT de Mato Grosso demonstra, assim, sua liderança e comprometimento com a construção de um futuro mais verde e sustentável, além de demonstrar um forte engajamento dos servidores que contribuíram para que esse processo fosse tão bem sucedido”, avalia.
 
GEE
A compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é uma estratégia que busca neutralizar as emissões de gases causadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e suas consequências, tais como mudanças climáticas extremas e perda de biodiversidade.

 

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)

Rodapé Responsável DCCSJT