Notícias

Voltar TRT da 8ª Região (PA-AP) apresenta sistema inédito para controle de dados relacionados à política de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão

Sistema PLSA está sendo adotado pelo tribunal desde janeiro deste ano

Na imagem, captura de teça da reunião. Foto: ASCOM8

Na imagem, captura de teça da reunião. Foto: ASCOM8

19/06/2023 - Representantes das unidades de sustentabilidade e de tecnologia da informação de diversos TRTs do Brasil foram apresentados, na semana passada, ao Sistema de Apuração de Indicadores de Sustentabilidade e Acessibilidade (PLSA). Com grande potencial para futuras parcerias entre os TRTs, o sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) coleta e analisa dados relativos aos indicadores que regulamentam as políticas de sustentabilidade e de acessibilidade e inclusão.

Além de auxiliar na coleta de informações, o sistema também é um grande suporte para o planejamento e desenvolvimento de ações de sustentabilidade e acessibilidade. Em vigor desde janeiro de 2023, o sistema PLSA foi adotado em todas as áreas de atuação do TRT-8 e foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal em conjunto com a Coordenadoria de Relacionamento Institucional, Acessibilidade e Inclusão e Sustentabilidade (CORAS).

Antes do Sistema PLSA, os dados relativos aos indicadores eram coletados por meio de planilhas e processos administrativos. No entanto, o processo tornava-se mais demorado, havia uma dificuldade na retificação de dados e eram exigidos muitos passos para realizar uma tarefa simples. “É um gargalo que enfrentamos na Sustentabilidade como um todo, em todos os tribunais. A ideia [com o sistema] é que a gente tenha realmente uma melhoria no processo de trabalho porque sabemos que dá um trabalho muito grande”, apontou o coordenador da CORAS do TRT-8, Danilo Barbosa.

O objetivo da implantação da nova plataforma é acelerar a prestação de informações, além de concentrar todas as informações necessárias em um único ambiente, facilitando o acesso e a análise pela unidade gestora. Será ainda permitida uma melhor comunicação entre a área gestora e as unidades responsáveis pelas apurações a partir da chegada de notificações automáticas conforme o andamento da apuração.

A apuração é feita pelas diversas unidades do tribunal, responsáveis por monitorar os dados de sustentabilidade e acessibilidade, e podem ser mensais ou anuais, a depender das exigências de cada indicador. “O nosso trabalho já é facilitado pelo uso do sistema, por operacionalizar uma tarefa que seria muito mais desgastante, manual e levaria muito mais tempo, e ele pode potencializar também essa prática para os demais tribunais”, comemora a chefe da Seção de Sustentabilidade do TRT-8, Luisa Leão.

A reunião realizada na tarde desta terça-feira, 6, com representantes de outros tribunais do trabalho permitiu justamente que houvesse uma troca de informações e conhecimento sobre o sistema. Dúvidas e sugestões foram explanadas pelos representantes, que elogiaram e parabenizaram a iniciativa do TRT-8.

“Quando a gente compartilha com outros tribunais, nós temos um potencial tanto de obter sugestões pela experiência dos outros usuários, bem como a possibilidade de fazermos a integração desse sistema com o sistema do CNJ. Isso ainda é um plano, um desejo, algo que possamos vir a pleitear”, finaliza Luisa.

Fonte: TRT da 8ª Região (PA-AP)

Rodapé Responsável DCCSJT