Notícias

Voltar TRT da 8ª Região (PA/AP) inova com criação de robô para geração de certidões de intimação

A vice-presidência do regional está utilizando o novo sistema, que foi batizado de Leão

Desenvolvido para ser utilizado pela vice-presidência para geração automatizada de certidões de intimação, publicação e ciência, o Leão possibilita que sejam emitidas diariamente cerca de 30 certidões.

Arte gráfica na cor azul escuro. Centralizado a imagem de um leão estilizado. Ao lado esquerdo no rodapé, o seguinte texto: Solução de Geração, de Certidão de intimação, publicação e ciência. No rodapé do lado direito, a logo do TRT-8

24/02/2024 - Em tempos em que a inovação está chamando tanta atenção, com o uso de inteligência artificial e painéis de controle especificamente desenhados, temos visto um aumento no surgimento de sistemas voltados à otimização do oferecimento de serviços, de tempo e mão de obra, sempre buscando o melhor e maior benefício à população.

O Judiciário não tem ficado para trás e tem apresentado soluções extremamente inovadoras, com entregas que vêm refletindo na entrega mais rápida de suas ações ao cidadão, e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) está entre as instituições que estão nesse caminho. Você já imaginou um robô que automatiza a confecção e assinatura de certidão para tomada de ciência pelas partes no processo? Pois o robô desenvolvido pelo TRT-8, batizado com o nome de Leão, faz!

Desenvolvido para ser utilizado pela vice-presidência para geração automatizada de certidões de intimação, publicação e ciência, o Leão possibilita que sejam emitidas diariamente cerca de 30 certidões. Essas certidões indicam que o processo pode ser baixado, pode ser encaminhado ao Tribunal Superior do Trabalho, que as partes já se manifestaram, então existem várias questões que precisam ser colocadas nessa certidão. “Como nós recebemos muitos processos na vice-presidência de todas as turmas e todos os desembargadores, são muitos processos diariamente, então o Robô Leão foi criado para que pudesse facilitar esse trabalho. O que nós levamos para fazer em um dia, por exemplo, estamos fazendo muito mais agora em uma hora. O robô Leão veio para otimizar esse trabalho, tanto que hoje estamos com um número bem pequeno de processos, uma coisa inusitada na vice-presidência”, comemora a desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga.

Para se ter uma ideia, em um primeiro relatório da ferramenta foram emitidas mais de 1900 certidões, o que gerou uma economia de 32 dias úteis. “A ideia do robô é evitar o trabalho repetitivo dos servidores, economizando muito tempo para que eles possam usá-lo em tarefas mais produtivas. Além do benefício na saúde dos servidores, evitando uma quantidade grande de esforços repetitivos. Foi o primeiro robô desenvolvido totalmente pela divisão de desenvolvimento da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN)”, explica o Chefe da Divisão de Desenvolvimento da SETIN, Estillac Lins Borges.

O servidor Igor Costa do Couto, que desenvolveu o produto, detalha as funções do Leão. “O Robô Leão automatiza a confecção e assinatura de certidão para tomada de ciência pelas partes no processo. Analisando as datas da última decisão, data de publicação e data de ciência via DEJT e entes públicos, o robô cria automaticamente estas certidões. O acesso ao PJe ocorre via usuário e senha fornecidos pelo colaborador. Para a etapa de assinatura, o robô abre o navegador para assinar as certidões com o token do usuário”, explica.

A ferramenta trará benefícios para os colaboradores da vice -presidência. “Devido a automação de uma tarefa bastante exaustiva, o colaborador não precisa mais ficar acompanhando quais expedientes tiveram ciência e os respectivos prazos. Possibilita que os colaboradores envolvidos com a tarefa possam realizar outras atividades e evita o esforço repetitivo pelo volume grande de expedientes no dia”, finaliza Igor Couto.

Foi com a ajuda do Leão que a vice-presidência do TRT-8 conseguiu obter sua marca histórica de ter fechado o ano de 2023 com zero processos a serem analisados.

 

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)

Rodapé Responsável DCCSJT