TRT Piauí reúne público do Salipi no Bate-papo Legal sobre trabalho análogo à escravidão - CSJT2
Na quinta-feira (12/06), o tema discutido foi “Trabalho escravo: manifestações modernas da antiga forma de exploração”.

13/6/2025 - Os debates do projeto Bate-papo Legal, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT Piauí), seguem movimentando o Salão do Livro do Piauí (Salipi). Na quinta-feira (12/06), o tema discutido foi “Trabalho escravo: manifestações modernas da antiga forma de exploração”, com a participação da juíza do Trabalho Regina Coelli e do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), Carlos Henrique Pereira.
O encontro aconteceu no Espaço Café do Salipi e trouxe importantes reflexões sobre o trabalho em condições análogas à escravidão na atualidade. A partir de uma dinâmica interativa com o público, os palestrantes abordaram temas como o perfil das principais vítimas, a responsabilidade das cadeias produtivas na perpetuação do problema e estratégias para o reconhecimento e o combate à prática no Brasil.
“Hoje falamos sobre o trabalho em condição análoga à escravidão, esclarecendo o conceito de escravidão moderna e outras questões relacionadas. Fiquei muito feliz com a participação do público, que interagiu bastante. Isso é fundamental, pois quanto mais a sociedade conhecer essas formas de exploração, mais parceiros teremos no combate ao trabalho escravo”, destacou a juíza Regina Coelli.
O procurador Carlos Henrique também celebrou o resultado da atividade. “Foi um bate-papo muito produtivo. Discutimos a caracterização do trabalho escravo contemporâneo, maneiras de prevenção e perspectivas futuras. Infelizmente, ainda é um tema atual, mas acredito que conseguimos avançar no entendimento coletivo sobre essa triste chaga social”, avaliou.
Programação continua nesta sexta-feira
Os encontros do Bate-papo Legal se encerram nesta sexta-feira (13/06), às 17h, com o debate “Assédio moral e sexual”, que será conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT Piauí, Gustavo Lima Martins, e pela psicóloga do Tribunal, Fabíola Falcão.
Fonte: TRT da 22ª Região
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







