TRT-RN lança cartilha antirracista de combate à escravidão contemporânea da mulher negra - CSJT2
A cartilha traz um apanhado histórico sobre a escravidão e racismo estrutural no país, a legislação que protege a dignidade humana e proibe o trabalho escravo, além de como a sociedade e instituições podem e devem trabalhar na luta contra essas práticas.

6/11/2025 - O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) lançou, nesta quinta-feira (6), a cartilha “Racismo Estrutural e Escravidão Contemporânea da Mulher Negra no Brasil”. O documento foi desenvolvido com apoio da equipe do Subcomitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (SCEGRD).
A cartilha traz um apanhado histórico sobre a escravidão e racismo estrutural no país, a legislação que protege a dignidade humana e proibe o trabalho escravo, além de como a sociedade e instituições podem e devem trabalhar na luta contra essas práticas. Ao final, ainda oferece dicas de livros e filmes sobre o tema.
Para lançar oficialmente a cartilha, o Subcomitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade convida para o evento “Quase da Família...O racismo feminino e a escravidão contemporânea”, que acontece nesta quinta-feira (6), às 13h30, no auditório da Escola Judicial, em Natal.
O evento tem o objetivo de discutir e conscientizar sobre a escravidão contemporânea e a exploração de mulheres negras na forma de empregadas domésticas com trabalho não remunerado.
Confira a cartilha e participe do encontro (clique aqui).
Fonte: TRT da 21ª Região
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







